Chamem as crianças. Este é novo Porsche 911 GT3

2 horas atrás 17

O novo Porsche 911 GT3 (geração 992.2) acaba de ser apresentado e o embrulho não é propriamente novo. Mas há algumas novidades relevantes principalmente para os mais pequenos.

Talvez seja cedo demais para evocar o Natal, mas não resistimos. Desembrulhar as novidades de um Porsche 911 GT3 é sempre um momento de alguma expectativa para quem gosta de automóveis.

Caixa manual, motor atmosférico, chassis afinado por magos (não esses que estão a pensar…), enfim, vários atributos que fazem do Porsche 911 GT3 uma festa para a criança que há dentro de nós.

Mas mesmo as crianças de verdade têm motivos para celebrar. Pela primeira vez na gama GT3 há bancos nos lugares traseiros como opcional — nem sequer falta o ISOFIX. Por isso já não há motivo para deixar os miúdos em casa. Depois do infantário podemos seguir diretamente para um track-day.

Quem se senta no lugar mais importante do habitáculo pode optar entre assentos desportivos com regulações elétricas e aquecimento, mas também por um assento com uma estrutura mais leve em fibra de carbono.

Mais à frente, em vez do mais comum botão destinado a ligar o motor, o 911 GT3 continua a ter um interruptor de ignição rotativo. Do lado esquerdo da coluna da direção, claro.

Outra das novidades também está mesmo em frente ao condutor. O painel de instrumentos passou a ser totalmente digital, mas tem uma configuração personalizável. No modo “track screen”, o conta-rotações ganha ainda mais destaque e as 9000 rpm podem ficar precisamente na posição das 12 horas.

Fato de competição

Quase sem darmos por isso, já passaram 25 anos desde que foi apresentado o primeiro Porsche 911 GT3. Foi criado para oferecer o máximo prazer de condução e ser ainda mais eficaz em circuito do que as restantes versões desta gama.

Para o 911 GT3 (992.2), a Porsche otimizou diversos detalhes no capítulo da aerodinâmica, especialmente no spoiler dianteiro e na parte inferior da carroçaria, criando mais força descendente. O novo desenho dos grupos óticos dianteiros dispensa a presença de luzes adicionais no para-choques, deixando mais espaço livre para entradas de ar adicionais.

Na secção traseira, tanto o difusor como as entradas de ar têm um novo desenho e a asa traseira inclui agora novas placas laterais angulares.

Menos visíveis são os novos braços da suspensão dianteira, com um desenho que contribui para gerar mais força descendente e ainda consegue melhorar a refrigeração dos travões. Tudo isto em conjunto com soluções herdadas do GT3 RS atual, destinadas a controlar os movimentos longitudinais da carroçaria de uma forma ainda mais eficaz.

Fato de gala

Disponível logo desde o lançamento do Porsche 911 GT3, o Pacote Touring mantém a linha da carroçaria com um visual mais clássico, mas sem esquecer que se trata de um GT3. Em vez da enorme asa traseira, há uma versão extensível em conjunto com uma aleta adicional na parte inferior da carroçaria.

No habitáculo, o visual mais clássico inclui pele de qualidade elevada e assentos que levam a vertente do conforto mais a sério. E neste caso, pela primeira vez, estes contam com um pequeno puxador, que permite rebater os assentos dianteiros e dar acesso aos lugares traseiros — disponíveis em opção.

Em constante evolução

Para alimentar o Porsche 911 GT3, independentemente do seu visual, continua presente um motor boxer de seis cilindros. Atualmente, a sua capacidade está nos quatro litros e a potência nos 510 cv, mas ainda sem serem influenciados por qualquer tipo de sobrealimentação.

A opção de caixa manual de seis velocidades com uma relação final mais curta ou uma automática PDK de sete velocidades está disponível para as duas versões. Com esta última, no entanto, o Porsche 911 GT3 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5s e alcançar os 311 km/h de velocidade máxima.

Quanto custa o Porsche 911 GT3?

Resta falar um pouco sobre o preço pedido pela Porsche para esta incrível «prenda». Tanto o 911 GT3 como o 911 GT3 com o Pacote Touring poderão ser encomendados a partir do final deste ano, com um preço base de 275 752 euros.

Depois disso, há três importantes opcionais disponíveis para o 911 GT3: O pacote Weissach requer um investimento de 31 759 euros; O Leichtbau — apenas disponível em conjunto com o Touring — adiciona 47 251 euros ao valor inicial.

Além destes dois, mas só para o 911 GT3 com asa traseira, a Porsche ainda propõe o Pacote Clubsport, pensado para quem leva o seu desportivo mais vezes para pista. Inclui uma célula de segurança em aço aparafusada na traseira, um arnês de seis pontos para o condutor, um extintor portátil e, a melhor parte, não tem qualquer custo.

Como é habitual em todos os modelos da Porsche, para o novo 911 GT3 também estão disponíveis diversos opcionais, destinados a personalizar cada uma das unidades desta fantástica «prenda».

Ler artigo completo