Champions 2024/25 ganha forma: como estão os potes nesta altura

1 mes atrás 56

A Liga dos Campeões da próxima temporada, a primeira que será disputada por 36 equipas e com um formato de classificação única, começa a ganhar forma.

Nesta altura, e olhando para o estado de todos os campeonatos europeus, é possível começar a fazer algumas projeções sobre a constituição dos quatro potes, que serão usados para definir o calendário de cada equipa.

Isto é: todas as equipas vão disputar oito jogos, contra oito adversários diferentes, dois de cada um dos potes. No final, será estabelecidade uma classificação final para determinar quem segue em frente. 

Para os clubes portugueses que ocupam os lugares de Champions nesta altura - Sporting e Benfica - o destino deve ser o pote 2. O Benfica é, nesta altura, a equipa com o 13.º melhor coeficiente das que estão apuradas; o Sporting é a 18.ª - precisamente a última do pote 2.

O exercício é ainda muito especulativo, pois é feito aos olhos das classificações atuais de cada liga doméstica, além de 'atribuir' vagas aos clubes favoritos (com melhor coeficiente) nas pré-eliminatórias - como será o caso do Benfica, caso termine em segundo a Liga portuguesa e o vencedor da Liga Europa não se qualificar via respetivo campeonato).

Além disso, falta confirmar quais os dois países que terão direito a uma vaga extra pelos resultados deste ano - nesta altura, a Itália está praticamente garantida e a Inglaterra tem uma ligeira vantagem sobre a Alemanha, o que beneficia o quinto da Premier League, que atualmente é o Tottenham.

Eis os potes atuais:

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4
Manchester City (Ing) B. Dortmund (Ale) PSV (Hol) Bodo/Glimt (Nor)
Bayern (Ale) B. Leverkusen (Ing) Tottenham (Ing) Monaco (Fra)
Real Madrid (Esp) Juventus (Itá) Slávia Praga (Che) Sparta Praga (Che)
PSG (Fra) Benfica (Por) Salzburgo (Áus) Aston Villa (Ing)
Liverpool (Ing) Arsenal (Ing) Lille (Fra) Girona (Esp)
Inter (Itá) Shakhtar (Ucr) Est. Vermelha (Sér) Bolonha (Itá)
Roma (Itá) Milan (Itá) PAOK (Gré) Estugarda (Ale)
Barcelona (Esp) Feyenoord (Hol) Celtic (Esc) Anderlecht (Bél)
At. Madrid (Esp) Sporting (Por) Galatasaray (Tur) Brest (Fra)

Ao contrário do que acontecia antes antes, os potes não serão usados para fazer os grupos, pelo que acabam por não ter um grande peso no momento do sorteio. Ainda assim, permitem ter uma ideia de como pode vir a ser o calendário das equipas portuguesas.

Ler artigo completo