Chapa 5 e objetivo cumprido: SC Braga goleia em Sófia

2 meses atrás 61

Com uma vantagem tranquila na bagagem, o SC Braga viajou até Sófia - capital da Bulgária e casa emprestada do Maccabi Petah Tikva - e venceu por números esclarecedores (0-5), numa partida sublinhada pelo domínio bracarense que, perante um adversário de valor inferior, não se colocou em 'bicos de pé' e decidiu cedo a eliminatória.

Adrian Marín - belo jogo -, marcou o primeiro, enquanto Zalazar (golo e assistência), Roger Fernandes, Galabov (autogolo) e El Ouazzani fecharam as contas do jogo. Com este triunfo, o emblema minhoto garante um lugar na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, onde já sabe que irá encontrar o Servette, da Suíça.

Em relação ao jogo, Daniel Sousa manteve a base que derrotou o emblema israelita na primeira mão e operou poucas mudanças: saíram João Moutinho e Saatci para as entradas de Gorby e Bright Arrey-Mbi respetivamente.

Serenidade e cabeça

Após 20 minutos pobres do lado bracarense - sem oportunidades, pouco incisivos e algo incapazes de controlar a ofensiva do Maccabi -, o conjunto de Daniel Sousa necessitou de cabeça para reestabelecer a superioridade na eliminatória.  E foi mesmo na cabeça de Marín onde esteve o segredo da ascensão bracarense na partida.

Após um belo passe de Zalazar - cruzamento em jeito e muito preciso -, o lateral espanhol, de costas para a baliza, penteou a bola de forma fantástica e conferiu o primeiro golo da tarde em Sófia. Pouco tempo depois, Roger viu um golo anulado, por fora de jogo de Horta no início da jogada e, aos 39', Amine El Ouazzani disparou ao poste após cruzamento tenso de Marín.

Depois das ameaças, os golos. Marín (outra vez em bom plano) descobriu Bruma na profundidade e o internacional português, com a parte exterior do pé direito, colocou em Roger ao segundo poste que só teve de encostar. Momento de felicidade para o menino de 18 anos que voltou a ser um dos homens em melhor plano.

Perto do final do primeiro tempo, Zalazar, na sequência de uma transição rapidíssima do SC Braga, matou a eliminatória com um bom remate de pé direito.

Gestão e oportunidades

Até final, Daniel Sousa geriu - alguns jovens como Vasconcelos e Thiago Helguera tiveram oportunidade para mostrar o seu valor, assim como os reforços Bartlomiej Wdowik, Roberto Fernández e Gabri Martínez - e o emblema minhoto ainda encontrou forças para voltar a marcar.

Ao minuto 62, numa jogada feliz para os homens bracarenses, Zalazar disparou forte, cruzado e Galabov, numa tentativa esforçada de impedir o disparo, acabou por introduzir a bola na própria baliza. A partir daqui o jogo esmoreceu e apenas Bryan Nazareno - do lado do Maccabi - conseguiu assustar Matheus na segunda parte.

Já perto do fim, de grande penalidade, Amine El Ouazzani fechou as contas do jogo.

Ler artigo completo