Chegou o último round

6 meses atrás 161

Game. Set. Match. Chegou a altura do último dérbi eterno da temporada. Depois da vitória dramática do Benfica na primeira volta da Liga Portugal Betclic, a vingança do Sporting na Taça de Portugal em Alvalade e o seguinte empate no Estádio da Luz que arredou as águias da prova, eis o derradeiro encontro.

Os leões guardam a motivação de regressar a Alvalade com o sentimento de dever (meio) cumprido na Prova Rainha. A viagem até ao Jamor, no final da época, está garantida e o foco, até meio, é só um para a turma verde e branca: o campeonato e a conquista. 

Liga Portugal Betclic 2023/24

A luta está acérrima e é frente ao Benfica - o que torna este jogo ainda mais emotivo para todos os seus intervenientes. Afinal, é apenas um ponto que separa as equipas (relembrando, sempre, que o Sporting tem, ainda, de jogar diante do FC Famalicão, num duelo que se viu adiado ainda em fevereiro).

Rúben Amorim, em conferência de imprensa de antevisão ao encontro, confirmou o regresso de Pedro Gonçalves e ainda afiançou que este duelo não é decisivo. «Tem uma importância grande, não há como escondê-lo, é um momento importante da época, que pode ajudar muito as equipas. Nós não fazemos essas contas de ir ao Dragão, jogar com o Vitória SC em casa... Todos os jogos são difíceis e esta reta final.»

Com um onze inicial bastante rotinado, não são expectáveis grandes mudanças - tal como o próprio técnico dos leões adiantou. O mesmo não se pode dizer das escolhas de Roger Schmidt.

Na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, o treinador das águias lançou Casper Tengstedt como ponta de lança, num onze com David Neres a titular. Estas foram as grandes mudanças potenciadas pelo Benfica e que deixam algumas dúvidas para o que podem apresentar este sábado em Alvalade - sendo que se aproxima uma eliminatória importante frente ao Marseille.

Se Rúben Amorim afirmou que o jogo não é decisivo, Roger Schmidt mostrou achar o contrário. «É decisivo para ambos. Eles estão melhor posicionados, por estarem em primeiro. Têm mais pontos, mais um jogo por disputar e a sua situação é melhor. É claro. Temos sempre pressão.»

Histórico favorece águias... exceto em Alvalade

321 jogos em todas as competições. 113 vitórias do Sporting. 139 vitórias do Benfica. 69 empates. 

Apenas em duelos a contar para o campeonato, há um maior desnível com as águias a levarem a melhor em 83 ocasiões, sendo que os leões apenas rugiram mais alto em 49 - com 47 empates.

Se virarmos as contas para partidas em Alvalade, o cenário muda ligeiramente. Em 152 jogos, a turma verde e branca venceu por 74 vezes, enquanto o Benfica apenas voou em 46. No entanto, se mencionarmos apenas os jogos disputados na casa do leão para a Liga, as águias perderam 33 vezes nas visitas,... mas venceram 34!

Ler artigo completo