Cheirar lágrimas reduz a agressividade? Corre a teoria de que sim

8 meses atrás 98

Que chorar faz bem todos sabem. O que talvez não saiba é que as lágrimas também parecem reduzir a atividade cerebral ligada à agressividade, como sugere um estudo publicado na revista científica PLOS Biology. A investigação foi feita pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel. 

"As lágrimas dos roedores contêm sinais químicos sociais com diversos efeitos, inclusive o bloqueio da agressividade masculina. As lágrimas humanas também contêm um sinal químico que reduz a testosterona masculina, mas o seu significado comportamental não ficou claro", afirmam os investigadores.

Leia Também: O que está a dar é dormir com cebolas dentro das... meias (sim, leu bem!)

No estudo de Israel, uma equipa liderada por Shani Agron expôs 25 voluntários do sexo masculino a lágrimas reais ou fruto de uma solução salina. Os voluntários não sabiam o que estavam a inalar. As lágrimas reais foram obtidas de seis mulheres voluntárias, que assistiram a filmes com conteúdo sensível.

Os investigadores analisaram o comportamento dos voluntários através de um jogo de computador, que envolvia acumular dinheiro enquanto um oponente fictício roubava os seus ganhos.  No final, os cientistas concluíram que a procura por vingança e o comportamento agressivo no jogo diminuíram em 43,7% depois dos homens cheirarem as lágrimas.

Leia Também: A casca da tangerina tem benefícios que poucos conhecem

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo