China anuncia visita do PM russo Mikhail Mishustin esta semana

9 meses atrás 75

Mishustin vai deslocar-se ao país a convite do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, para participar na 28.ª reunião regular entre os chefes de governo dos dois países, informou uma porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

O primeiro-ministro russo deslocou-se a Pequim em maio passado, onde foi recebido pelo Presidente chinês, Xi Jinping, que garantiu que a China está disposta a "continuar a oferecer um forte apoio mútuo à Rússia" em questões relacionadas com os respetivos "interesses fundamentais".

Xi apelou a um "maior enriquecimento da parceria estratégica entre os dois países" e à "elevação da cooperação a novos patamares em vários domínios".

Mishustin disse que a Rússia quer trabalhar com a China para "implementar os importantes consensos alcançados pelos chefes de Estado dos dois países" e "realizar reuniões mais regulares para fazer avançar a cooperação a um nível prático".

Em fevereiro de 2022, pouco antes do início da invasão russa da Ucrânia, o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, proclamaram em Pequim uma "amizade sem limites" entre as suas nações.

Desde então, Moscovo e Pequim têm afirmado que os seus laços "não ameaçam nenhum país" e que visam "promover um mundo multipolar".

A China tem mantido uma posição ambígua no conflito. Pequim apelou ao respeito pela "integridade territorial de todos os países", incluindo a Ucrânia, e atenção às "preocupações legítimas de todos os países" com a segurança, em referência à Rússia.

Leia Também: China adverte para "armadilha da tecnologia intermédia"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo