China critica Taiwan por morte de dois pescadores em perseguição

7 meses atrás 56

A China criticou as autoridades de Taiwan após dois pescadores chineses terem morrido afogados quando estavam a ser perseguidos pela guarda costeira taiwanesa.

Segundo o The Guardian, o incidente aconteceu junto ao arquipélago de Kinmen, governado por Taiwan, quando a embarcação de pesca se virou, com quatro pessoas a bordo.

"O incidente maligno prejudicou gravemente os sentimentos dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do gabinete chinês para assuntos de Taiwan, em comunicado.

Já a guarda costeira de Taiwan alegou que a embarcação chinesa tinha "entrado ilegalmente em águas taiwanesas", citada pela agência de notícias CNA. De seguida, a guarda costeira "pediu imediatamente que o barco se submetesse a uma inspeção, mas apresentou resistência e virou-se quando se encontrava em fuga".

Os quatro tripulantes foram resgatados e transportados para uma unidade hospitalar, mas dois deles acabaram por morrer. Os restantes pescadores "estão em condição estável e foram levados para Kinmen para a investigação dos procuradores".

Leia Também: Taiwan deteta cinco balões de observação chineses a sobrevoar a ilha

Ler artigo completo