China desenvolve "tijolos lunares" para construção na Lua

3 horas atrás 18

O projeto, liderado pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong (HUST) na cidade de Wuhan, província de Hubei, no centro da China, sob a direção de Ding Lieyun, produziu tijolos que são três vezes mais fortes do que o betão normal.

O desenvolvimento baseia-se na tecnologia de fabrico aditivo e em robôs de impressão 3D capazes de utilizar o solo lunar como matéria-prima, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Os cientistas testaram várias composições do solo simulado, incluindo basalto do local de aterragem da missão Chang`e 5, bem como processos de sinterização (consolidação a temperaturas elevadas) para otimizar os materiais.

Os tijolos serão inicialmente transportados, em novembro, para a estação espacial chinesa Tiangong a bordo da nave espacial de carga Tianzhou 8, onde serão submetidos a testes térmicos e mecânicos em condições extremas, avaliando o desempenho sob radiação cósmica, atividade sísmica lunar e mudanças bruscas de temperatura.

O primeiro tijolo vai regressar à Terra no final do próximo ano para mais análises destinadas a validar o comportamento estrutural e determinar a viabilidade para utilização em futuras missões de construção na Lua.

A China, no âmbito do programa espacial a longo prazo, planeia iniciar a construção de uma estação internacional de investigação lunar entre 2028 e 2035.

Ler artigo completo