China e UE realizam 14.º diálogo sobre política de Defesa e Segurança

6 meses atrás 479

Os representantes da China e da UE "discutiram as relações China-UE, a cooperação em matéria de Defesa e a situação internacional e regional", afirmou o Ministério da Defesa chinês numa breve declaração difundida hoje.

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, afirmou que a estratégia da UE em relação a Pequim - baseada em considerar a China como um parceiro, um concorrente e um rival sistémico - "não é realista nem viável".

Wang Yi afirmou que os interesses "ultrapassam de longe as diferenças" e disse que Pequim e Bruxelas "devem ver-se corretamente, como parceiros" e basear a sua relação na cooperação.

As relações entre a China e a UE deterioraram-se nos últimos anos na sequência de desacordos sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, que Pequim evitou condenar, e da investigação anunciada por Bruxelas sobre os subsídios atribuídos pelo Estado chinês aos fabricantes de automóveis elétricos.

No passado mês de dezembro, a UE e a China realizaram em Pequim a sua primeira cimeira presencial desde 2019, onde resolveram algumas diferenças, mas não conseguiram chegar a acordos importantes sobre as principais questões de fricção.

Leia Também: EUA "constantemente" a avaliar exportações de semicondutores para China

Ler artigo completo