China: “sombra” da deflação continua a pairar mas preços mantêm-se em maio

3 meses atrás 68

De acordo com os analistas, e tendo em conta os números da inflação em maio, a “sombra” da deflação continua a pairar sobre a economia chinesa, apesar deste cenário ter-se amenizado no mês passado.

A inflação na China, que é medida através do Índice de Preços ao Consumidor, manteve-se em 0,3% em maio, de acordo com informação divulgada esta quarta-feira pela autoridade estatística chinesa.

No entanto, a “sombra” da deflação continua a pairar sobre a economia chinesa, apesar deste cenário ter-se amenizado nos últimos números conhecidos: a deflação dos preços dos alimentos diminuiu de -2,7% para -2%, algo que foi compensando com uma diminuição da inflação dos preços da energia de 6,9% para 6,3%.

A inflação subjacente também sofreu uma queda, apesar de ligeira, de 0,7% para 0,6%, enquanto o mesmo indicador mas no que diz respeito aos serviços, manteve-se estável em 0,8%.

De acordo com os analistas da Capital Economics, citados pelo “El Economista”, é provável que a subida dos preços de fábrica seja temporário: “Devido ao excesso de capacidade, provavelmente vão recuperar das quedas em pouco tempo, mantendo a inflação do IPP em terreno negativo durante o resto do ano”.

“Esperamos que a inflação dos preços ao consumo recupere nos próximos meses, graças a um contínuo relaxamento da deflação dos preços dos alimentos e a um aumento da inflação dos preços da energia”, destacam estes analistas que colocam agora o IPC a atingir os 0,5% este ano.

Ler artigo completo