China vai emitir mais 560 mil milhões de yuans destinados a prevenção de desastres

8 meses atrás 67

Em vista está o apoio a 9.600 projetos que foram identificados pelo governo chinês, com o propósito de fazer face a cheias e outros fenómenos naturais.

A China definiu um segundo grupo de projetos a que deverá destinar investimentos públicos que deverão totalizar um valor na ordem de 560 mil milhões de yuans (71,6 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual). Em vista estão medidas de prevenção contra fenómenos naturais.

De acordo com a “Reuters”, a informação foi comunicada este sábado pelo órgão máximo de planeamento daquela que é a segunda maior economia de todo o mundo. O mesmo fez saber que estão na mira 9.600 programas de controlo de cheias e outros desastres naturais, em linha com um plano de investimento avançado em outubro.

A China avança assim com a emissão de títulos ligados a medidas fiscais num valor total superior a 800 mil milhões de yuans (101 mil milhões de euros), tendo em vista o objetivo de impulsionar a economia do país. De recordar que, desde o período de pandemia, a economia chinesa passa por enormes dificuldades, depois de ter sido protagonista de um profundo abrandamento em 2020 e 2021, do qual ainda está a recuperar, de acordo com os dados macroeconómicos que são conhecidos.

Ler artigo completo