Cidade espanhola teve noite mais quente de janeiro (desde que há registo)

8 meses atrás 81

A cidade de Alicante, em Espanha, viveu a noite mais quente de um mês de janeiro - com uma mínima de 16,8 graus celsius - desde que há registos em 1854, segundo dados divulgados esta terça-feira pela Agência Estatal de Meteorologia da Comunidade Valenciana (AEMET).

Este valor foi registado pelas 23h59 (hora local), revela o jornal El Mundo.

Na classificação histórica, a segunda temperatura mais alta foi registada a 8 de janeiro de 1906, com mínima de 16,6ºC e a 29 de janeiro de 2021, com 16,3ºC.

A AEMET indicou que estas temperaturas mínimas de Alicante são equivalentes às de uma noite normal no final de maio ou início de junho. Além disso, as previsões indicam que as temperaturas anormalmente altas vão continuar até quinta-feira.

O chefe do Laboratório de Climatologia da Universidade de Alicante (UA), Jorge Olcina, sublinhou, em declarações à EFE, que estes valores noturnos são "anómalos", sendo "quase noites tropicais em pleno mês de janeiro".

A causa é a entrada de uma bolsa de ar quente subtropical, que faz com que as temperaturas estejam entre 6 a 8 graus acima do normal.

O especialista disse que estas oscilações de temperatura estão relacionadas com alterações climáticas e estes contrastes serão "cada vez mais frequentes".

"A atmosfera está a aquecer e, para encontrar um equilíbrio, desloca as massas de ar, umas frias e outras quentes, provocando contrastes no tempo em qualquer altura do ano". Assim, "o aparecimento de massas de ar mais típicas do verão em pleno inverno e vice-versa na primavera e no verão" pode repetir-se, acrescentou Olcina.

Leia Também: "Tempo vai mudar radicalmente". 2.ª quinzena de janeiro "mais quente"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo