CIM Alto Minho lança projeto “Iqual Campus” para promover igualdade de género no trabalho

2 horas atrás 20

O principal objetivo deste projeto transfronteiriço é melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação na área da igualdade de género, através da implementação de um sistema formativo piloto que visa capacitar diferentes públicos em Portugal e na Espanha.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realizará no próximo dia 30 de outubro a sessão de lançamento do projeto transfronteiriço “Iqual Campus”. O evento ocorrerá na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, e contará com a presença de representantes institucionais e especialistas na área da igualdade de género, abrangendo os domínios académico, profissional e empresarial. A sessão, que começa às 09h30, tem como objetivo apresentar o projeto e fomentar o debate sobre a igualdade de género no mercado de trabalho.

Financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, o projeto “Iqual Campus” é liderado pela Junta da Galiza, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade do Porto e a CIM Cávado. O principal objetivo deste projeto transfronteiriço é melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação na área da igualdade de género, através da implementação de um sistema formativo piloto que visa capacitar diferentes públicos em Portugal e na Espanha.

A sessão será aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, seguido de intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, que discutirá o sucesso da colaboração entre as entidades envolvidas, e Pablo Fernández López, secretário-geral de Emprego e Relações Laborais da Conselheria de Emprego, Comércio e Emigração da Junta da Galiza, que fará a apresentação oficial do projeto “Iqual Campus”.

Durante a manhã, especialistas como Anália Torres, da Unidade de Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, discutirão o tema “Desenvolvimento e Igualdade de Género no Mundo Laboral”. Também haverá um painel sobre “O papel da formação em Igualdade de Género no Trabalho”, com a participação de um representante da Universidade de Santiago de Compostela.

O programa inclui uma mesa-redonda sobre “Boas Práticas em Igualdade Laboral”, com intervenções de empresas de referência dos dois lados da fronteira, seguida de um debate subordinado ao tema.

De acordo com a CIM Alto Minho, esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, reforçando o compromisso com a igualdade de género e a valorização da cidadania ativa na região. Além disso, contribui para a promoção de mudanças positivas nas práticas laborais, tanto no Alto Minho como na Galiza.

O programa completo do evento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Ler artigo completo