O assistente de Inteligência Artificial Claude, da startup norte-americana Anthropic, tem como objetivo dar maior produtividade e maior criatividade aos utilizadores. A solução de IA está agora disponível na Europa sob a forma de uma versão web, um app para iOS ou um plano empresarial, de onde se consegue tirar máximo partido do modelo de Inteligência Artificial Claude 3 – que a tecnológica diz ser melhor do que o GPT-4 da OpenAI.
Segundo o comunicado da Anthropic, o Claude compreende e é fluente em português, francês, alemão, italiano e outras línguas europeias, tendo uma interface fácil de usar e podendo ser integrado nos fluxos de trabalho de forma não disruptiva.
A empresa disponibilizou recentemente as interfaces de desenvolvimento de aplicações (API) para os programadores poderem passar a integrar os modelos avançados de IA nas suas próprias aplicações, websites ou serviços. Agora, a versão web e versão iOS estão aí e são gratuitas. Por 18€ por mês (sem IVA), o utilizador pode ter acesso ao Claude Pro e a todos os modelos. Para equipas, a empresa sugere o plano Team que custa 28€ por mês por utilizador, durante um mínimo de cinco anos.