Clima empresarial na Alemanha sobe depois de quatro meses em queda

2 horas atrás 16

As empresas da Alemanha interromperam o ciclo vivido há quatro meses. Clima Empresarial alemão subiu em outubro e as expectativas são agora mais positivas.

People ride bikes on a road in front of Brandenburg Gate, on an autumn day, in central Berlin, Germany, November 14, 2022. REUTERS/Lisi Niesner

O sentimento entre as empresas na Alemanha melhorou. O índice do Ifo que mede o Clima Empresarial alemão subiu em outubro para 86,5 pontos, acima dos 85,4 pontos de setembro. Este é o primeiro aumento após quatro quedas consecutivas.

As empresas da Alemanha mostram-se mais satisfeitas com a sua situação atual. As expectativas estão mais positivas, mas marcadas pelo ceticismo. A economia alemã interrompeu, por enquanto, o seu declínio, refere o instituto com sede em Munique.

Na indústria, a tendência de queda não se manteve este mês. Isto deveu-se a expectativas visivelmente menos pessimistas por parte das empresas. No entanto, os empresários do setor avaliaram a atual situação empresarial como consideravelmente pior. A falta de encomendas continua a ser um problema central.

A utilização da capacidade desceu 1,2 pontos percentuais e, com 76,5%, está significativamente abaixo da média de longo prazo de 83,4%.

No sector dos serviços, o Índice do Clima Empresarial regressou a terreno positivo. As empresas mostraram-se visivelmente mais satisfeitas com a situação atual. As expectativas aumentaram ligeiramente. O sentimento melhorou especialmente na logística, turismo e TI (tecnologias de informação).

No comércio, o índice subiu ligeiramente. Embora as expectativas tenham melhorado ligeiramente a um nível baixo, as empresas estão menos satisfeitas com a atual situação empresarial.

Na construção, o clima dos negócios agravou-se. Isto deveu-se às expectativas mais pessimistas das empresas. No entanto, avaliam a atual situação empresarial um pouco melhor.

Ler artigo completo