Climáximo: Ativistas bloqueiam entrada ao túnel do Marquês em Lisboa

9 meses atrás 66

Ação ocorre cinco dias após grupo ter realizado assembleia aberta em Lisboa, onde foram discutidas as prioridades estratégicas para este movimento.

Ativistas da Climáximo, um movimento internacional que luta pela justiça ambiental, bloquearam hoje o trânsito na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, na direção da entrada do túnel do Marquês de Pombal. O trânsito ficou bloqueado perto das Amoreiras.

Esta é uma ação que ocorre cinco dias após o grupo ter realizado uma assembleia aberta em Lisboa, onde foram discutidas as prioridades estratégicas para este movimento. Durante esta ação os ativistas penduraram uma faixa no viaduto onde se lê “governos e empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta”.

Depois da COP28 ter terminado sem qualquer acordo vinculativo os apoiantes da Climáximo invadiram as principais artérias de acesso à cidade de Lisboa. Estes ativistas apontam a necessidade de disrupção perante a continuação de uma normalidade onde as instituições continuam a produzir a crise climática e do custo de vida.

Em comunicado, os ativistas salientam a urgência de “travar este sistema que nos leva premeditadamente para o colapso climático e social, provocando um diálogo da sociedade com agência para mudar e colocar a crise climática, os cuidados e apoio social no centro da discussão política”.

Ler artigo completo