CMU Portugal abre concurso para bolsas de doutoramento em TIC

8 meses atrás 55

Bolsas consistem em três anos numa universidade portuguesa e dois na norte-americana Carnegie Mellon University. Inscrições abrem esta quinta-feira, 1 de fevereiro. Há oito bolsas a concurso.

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) anunciou a abertura esta quinta-feira, 1 de fevereiro, do concurso para atribuição de até oito bolsas de investigação para doutoramento.

As bolsas são uma oportunidade para alunos que queiram passar dois anos na Carnegie Mellon University e três anos em Portugal. No final do doutoramento os alunos garantem um grau dual com a atribuição de dois diplomas, um pela Universidade americana e outro pela Universidade parceira em Portugal.

As oito bolsas de doutoramento enquadram-se nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, áreas de atuação do programa CMU Portugal, e são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Entre as Instituições em Portugal contam-se as Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa.

Os seis programas de doutoramento com candidaturas abertas para o ano 2024/2025 são:  Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Tecnologias de Língua Falada e Societal Computing.

Os prazos para a submissão das candidaturas para o ano académico 2024/2025 variam consoante as áreas de investigação a concurso: 8 de fevereiro para Societal Computing e Engenharia de Software (Software Engineering), 14 de fevereiro para Informática e Tecnologias da Língua Falada; dia 28 de fevereiro para Engenharia Electrotécnica e de Computadores  e Engenharia e Políticas Públicas.

As bolsas contemplam o pagamento integral das propinas tanto na CMU como em Portugal, assim como um subsídio mensal durante o período da bolsa. A duração é de cinco anos, sendo renovada anualmente, dos quais três anos serão passados em Portugal e 2 anos passados na CMU. Os cursos são totalmente lecionados em inglês, tanto nos Estados Unidos como em Portugal.

O programa CMU Portugal conta com 18 anos, tendo atribuído já 156 bolsas a 91 alunos graduados, entre os quais responsáveis da Feedzai, Unbabel ou Cloudfare. Nos Estados Unidos, o programa tem alunos na IBM, Apple, Meta ou Amazon mas também em Universidades como Carnegie Mellon, Berkely e John Hopkins University. Na Europa existem alunos em posições na Universidade de Utrecht, Eindhoven ou Rotterdam School of Management mas também em empresas como Huawei e Amazon ou Comissão Europeia.

Ler artigo completo