Coligação Confiança apresenta plano de apoio para o comércio

5 meses atrás 53

Entre as medidas incluídas no plano de apoio ao comércio, da Coligação Confiança, está a isenção total do pagamento de taxas de publicidade e de toldos e o reforço das dotações orçamentais para programas de apoio ao comércio.

A Coligação Confiança vai apresentar esta quinta-feira, em reunião camarária do Funchal, um plano de apoio para o comércio.

Neste plano está incluída a elaboração de uma Carta de Ordenamento das Atividades Comerciais, que caracterizará o sector comercial do Funchal, “facilitando o desenvolvimento de políticas adequadas de planeamento e ordenamento”.

A Coligação Confiança inclui, neste plano, a criação do Conselho Municipal do Comércio, Restauração e Serviços do Funchal, “visando uma gestão integrada e eficaz destes sectores vitais”.

Este plano prevê ainda a definição e divulgação de uma equipa municipal dedicada ao Apoio e Esclarecimento para Projetos de Investimento e Requalificação, “proporcionando assistência direta aos comerciantes”.

A implementação de um programa de ações de formação para os profissionais do Comércio é outra medida incluída, pela Coligação Confiança, neste plano de apoio ao comércio, com o intuito de “elevar a qualificação e a preparação dos nossos comerciantes para enfrentarem os novos desafios do mercado”.

A Coligação Confiança quer também a isenção total do pagamento de taxas de publicidade e de toldos, “reduzindo os encargos financeiros dos estabelecimentos comerciais”, e propõe o reforço das dotações orçamentais para programas de apoio ao comércio, “assegurando recursos adequados para estas iniciativas”.

Plano quer dar resposta a desafios económicos

Este plano de apoio ao comércio, explica a força partidária, pretende dar uma “resposta” aos desafios económicos impostos pelo contexto internacional atual.

“O impacto dos conflitos na Ucrânia e na Palestina e a instabilidade política que se vive um pouco por todo o mundo, reflete-se globalmente no aumento dos preços dos combustíveis, da energia e de bens alimentares, afetando diretamente os custos operacionais das empresas e o poder de compra das famílias. Esta realidade impõe uma resposta imediata e estruturada para proteger e dinamizar um dos principais motores económicos da nossa cidade, juntamente com a Hotelaria e a Restauração: o Comércio”, defende a força partidária.

A Coligação Confiança esclarece que este plano prevê a adaptação do destino turístico aos “novos fluxos e perfis de turistas, potencializando a atratividade comercial” do Funchal.

“A relação sinérgica entre comércio e turismo, apoiada por plataformas digitais, será fundamental para atrair e reter clientes, impulsionando assim toda a economia local. A equipa da Confiança continua comprometida em construir um Funchal mais próspero, atrativo e preparado para os desafios futuros”, referiu a força partidária.

Ler artigo completo