Colt investe um milhão no reforço da conetividade em Portugal e na primeira interligação internacional

2 horas atrás 17

Com um investimento total que ultrapassa os 115 milhões de euros, a Colt agora interliga 15 data centers em Portugal, além de possuir três centros de competência e duas redes de área metropolitana (MAN) em Lisboa e Porto.

A Colt Technology Services anunciou um investimento adicional de um milhão de euros em Portugal, destinado a conectar mais dois data centers à sua rede e estabelecer a primeira interligação internacional de nível de topo (Tier 1) no país, através do Global IP Transit Backbone and Services. Este desenvolvimento proporciona a Portugal o primeiro ponto de entrada direto à rede Tier 1 de Trânsito IP, colocando o país em paridade com importantes hubs internacionais como Frankfurt e Londres.

Com um investimento total que ultrapassa os 115 milhões de euros, a Colt agora interliga 15 data centers em Portugal, além de possuir três centros de competência e duas redes de área metropolitana (MAN) em Lisboa e Porto. A empresa também estende 830 km de rede de fibra ótica e 1.700 km adicionais através da sua IQ Network, conectando mais de 777 edifícios e oito parques industriais em várias localidades, como Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia. Este esforço visa apoiar empresas nos seus objetivos quanto à transformação digital.

Em 2023, a subsidiária portuguesa da Colt registrou um crescimento notável, com resultados líquidos aumentando 2,5 vezes e uma taxa de crescimento de +7% nas receitas globais. As receitas provenientes do SD WAN cresceram 39%, enquanto as soluções de acesso à internet (IP) e serviços de transmissão de alta velocidade através de cabos submarinos tiveram aumentos de mais de 20% e 22%, respectivamente.

A Colt também está comprometida com a sustentabilidade e políticas de ESG para 2024, focando no crescimento de negócios, inovação e na expansão de sua rede de alta velocidade. Desde 2019, a subsidiária portuguesa utiliza energia 100% verde em seu Data Center e nó de comunicações em Carnaxide, alcançando a eletrificação total da sua frota automóvel este ano. Em novembro, a empresa planeia desmontar equipamentos antigos e promover a recuperação de materiais recicláveis e reutilizáveis, em parceria com a Urban Miners.

Ler artigo completo