Com 8 mil sapatos, Roterdão recorda as vidas das crianças mortas em Gaza

8 meses atrás 123

A Binnenrotte Square, em Roterdão, transformou-se num mar de pequenos sapatos, em homenagem às crianças que morreram em Gaza desde o brotar da investida militar do grupo islâmico Hamas contra Israel, a 7 de outubro.

O evento, que ocorreu na quarta-feira naquela cidade dos Países Baixos, contou com cerca de oito mil pares de sapatos de criança que, a cada 10 minutos, eram trocados, para simbolizar a frequência alarmante a que os menores do enclave palestiniano estão a morrer.

"Nos últimos 75 dias, mais de oito mil crianças foram mortas em Gaza. Recolhemos estes sapatos para chamar a atenção para estas crianças. Assim, as pessoas podem sentir algo por elas, e os palestinianos podem ser vistos como humanos. Estamos aqui para lamentar e celebrar as crianças mortas mas, acima de tudo, para dizer: 'Basta!' Parem de matar crianças palestinianas. Parem a ocupação, parem tudo", explicou Esther van der Most, diretora da organização Olive Tree Planting Foundation, em declarações à agência Anadolu.

Nessa linha, os nomes e as idades das milhares de crianças que, até ao momento, perderam a vida como consequência direta do conflito foram lidos, enquanto os voluntários procuravam entregar panfletos com informação aos transeuntes.

Depois do ataque surpresa do Hamas contra o território israelita, sob o nome 'Tempestade al-Aqsa', Israel bombardeou a partir do ar várias instalações daquele grupo armado na Faixa de Gaza, numa operação que denominou 'Espadas de Ferro'.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE), tendo acordado com a oposição a criação de um governo de emergência nacional e de um gabinete de guerra.

Percorra a galeria.

Leia Também: Cabo Verde copatrocina projeto para ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo