Comércio a retalho cresceu 0,2% na zona euro. Portugal acima da média europeia

2 horas atrás 20

Portugal surge em quarto lugar com uma subida de 1,3%, traduzindo uma recuperação significativa face aos -0,5 registados em julho.

O volume do comércio a retalho cresceu 0,2% na zona euro e 0,3% na União Europeia (UE) em agosto, em comparação com o mês anterior, de acordo com o Eurostat.

Portugal surge em quarto lugar com uma subida de 1,3%, traduzindo uma recuperação significativa face aos -0,5 registados em julho. Desta forma, coloca-se acima da média europeia. Numa comparação homóloga, o volume do comércio a retalho nacional foi de 5,4% em agosto, também acima da média europeia. Em julho de 2024, o volume do comércio a retalho manteve-se estável na área do euro e aumentou 0,1% na UE face aos valores de agosto de 2023.

Discriminando por sector, o volume do comércio a retalho na zona euro aumentou, em cadeia, 0,2% para alimentos, bebidas e tabaco, 0,3% para produtos não alimentares, excluindo combustíveis para automóveis, e 1,1% para o combustível para automóveis em lojas especializadas.

Passando aos dados referentes ao volume do comércio a retalho na UE, o índice em análise aumentou 0,1% para os produtos alimentares, bebidas e tabaco, 0,3% para os produtos não alimentares com exceção dos combustíveis para automóveis, e 1% para os combustíveis para automóveis em lojas especializadas.

Luxemburgo (+5,3%), Chipre (+2,2%) e Roménia (+1,6%) registaram os maiores aumentos mensais, imediatamente seguidos por Portugal (+1,3%). Dinamarca (-1,5%), Eslováquia (-1,1%), Bulgária e Croácia (ambas -0,7%), pelo contrário, listam-se entre as maiores descidas.

Passando aos maiores aumentos anuais, Luxemburgo (+17,3%), Roménia (+8,9%), Croácia e Chipre (ambos +5,7%) lideram a lista, com Estónia (-2,7%), Bélgica (-1,7%), Dinamarca e Irlanda (ambos -1,6%) a registarem os maiores decréscimos.

Ler artigo completo