Comércio entre os países da Zona Euro seguia a cair 6,2% até fevereiro

2 semanas atrás 38

As trocas comerciais entre países do bloco do euro, onde se concentram os principais mercados das exportações nacionais, seguiam nos primeiros dois meses deste ano com uma quebra de 6,2% face a igual período do ano passado, indica nesta terça-feira o Eurostat.

Os dados do gabinete de estatísticas europeu, não ajustados de sazonalidade, indicam que o comércio intraeuropeu cingido aos países da moeda única totalizou nos meses de janeiro e fevereiro 428,9 mil milhões de euros. Nos primeiros dois meses do ano passado, o valor global das trocas atingia 457,3 mil milhões de euros.

O Eurostat apresenta no entanto dados ajustados de sazonalidade que comparam a evolução dos últimos três meses com dados disponíveis (dezembro, janeiro e fevereiro) nos quais a redução observada no comércio entre países da Zona Euro face a período homólogo imediatamente anterior é menor, de apenas 0,9%. O comércio entre os parceiros da moeda única atingia 643,1 mil milhões de euros.

Já no que diz respeito à vendas para fora da Zona Euro, incluindo outros países da União Europeia, as exportações do bloco aumentavam 0,6% nos primeiros dois meses deste ano face a igual período de 2023. Já as importações estavam a recuar 12,5%. O excedente da balança comercial do euro atingia 35,2 mil milhões de euros, comparando com um défice de 28,4 mil milhões de euros nos primeiros dois meses do ano passado.

Nos dados ajustados de sazonalidade para a evolução nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as exportações do espaço euro subiam 0,3% face a período homólogo, com as importações a caírem 3%. O excedente apurável na balança comercial considerando este período era 59,7 mil milhões de euros.

Os dados do Eurostat para o conjunto da União Europeia nos primeiros dois meses deste ano indica que o comércio entre os 27 recuava 4,4% face a igual período do ano passado, em dados não ajustado de sazonalidade. Já as exportações para o resto do mundo subiam 0,5%, enquanto as importações recuavam 14,2%. O saldo das trocas com países terceiros atingia 28,4 mil milhões de euros em excedente (défice de 36,6 mil milhões um ano antes).

Nos dados ajustados de sazonalidade que refletem a evolução recente de dezembro a fevereiro, o comércio entre os 27 descia 0,5%. Já as vendas para fora da União Europeia aumentavam em 0,3% e as importações caíam 3%. O excedente comercial calculado para esta período era de 49,3 ,mil milhões de euros.

Ler artigo completo