Comissão de Inquérito no caso das gémeas prepara-se para chamar Presidente da República

2 meses atrás 64

Segundo avançou o “Expresso”, a CPI ao caso das gémeas prepara-se para chamar o Presidente da República, que, caso aceite ser ouvido, só o deve ser depois das férias da Assembleia da República.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas luso-brasileiras prepara-se para chamar o Presidente da República. Segundo revelou o “Expresso”, a comissão está a analisar a melhor forma de convocar Marcelo Rebelo de Sousa, uma vez que é a primeira vez que tal acontece.

Caso o Presidente da República aceite ir à Comissão, tal só deverá acontecer depois da Comissão reiniciar os seus trabalhos, que vão ser suspensos durante as férias da Assembleia da República, que duram cerca de um mês.

Rui Paulo Sousa, presidente da CPI, afirmou ao “Expresso” que “na última reunião de Mesa e Coordenadores foi decidido iniciarmos diligências para ouvir o Presidente da República na CPI”.

No entanto, antes das férias a CPI ainda tem agendados para dia 23 e 24 de julho, as audições do chefe da Casa Civil da Presidência da República e da assessora do chefe de Estado para os assuntos sociais, assim como a audição do chefe do gabinete do primeiro-ministro.

A Comissão decorre no seguimento do tratamento das gémeas luso-brasileiras, que aconteceu em  2020, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, com recurso ao medicamento Zolgensma, que tinha um custo total de quatro milhões de euros.

Ler artigo completo