Como foi a performance de Gabriel Pereira, o central cobiçado pelo FC Porto?

8 meses atrás 93

Estreou-se nos palcos maiores do futebol português após ingressar no mercado de inverno de 2022/23 no Gil Vicente e é já um dos centrais «da moda» em Portugal. Rápido e com saída de bola muito segura - traço importante no futebol moderno -, não é de estranhar que Gabriel Pereira esteja já notificado no bloco de notas do FC Porto.

No último jogo de 2023 e com o mercado de janeiro mesmo à porta, o zerozero analisou ao detalhe a prestação de Gabriel Pereira, naquele que pode ser o último desafio com as cores dos Galos, na receção ao Boavista.

Bem à sua imagem, o antigo defesa do Vilafranquense não tremeu com a oposição de Robert Bozeník que, apesar de dinâmico, não viveu um dia fácil com o jogador gilista de patrulha.

Para a história fica os três duelos (em quatro) ganhos à oposição, além das duas bolas aéreas (também em quatro) que levou a melhor sobre o internacional esloveno, que ainda viu Gabriel Pereira intercetar de forma decisiva um cruzamento com condições para o próprio transformar em golo.

Moldado ao lado do experiente Rúben Fernandes, o brasileiro destacou-se ainda noutra das suas principais mais-valias: a qualidade na construção recuada. Com 95 por cento de acerto no passe, o jogador natural de Volta Redonda falhou quatro passes no universo de 95 (!), sendo que apenas um deles descompensou de forma notória a turma minhota.

Sereno e ciente do seu posicionamento, Gabriel Pereira revelou inteligência, não só na leitura e antecipação de vários lances, como no timing para bombear bolas longas e assim queimar linhas de pressão do Boavista. Das três vezes que tentou a referida fórmula, foi bem-sucedido em todas elas.

Brasil

Gabriel Pereira

NomeGabriel Pereira Magalhães dos Santos

Nascimento/Idade2000-05-07(23 anos)

Nacionalidade

Brasil

Brasil

PosiçãoDefesa (Defesa Central)

 Arouca x Gil Vicente

 Gil Vicente x Moreirense

Ler artigo completo