Como jogou Pedro Malheiro? O raio-X ao jogador apontado ao Benfica

8 meses atrás 65

A cumprir a terceira temporada na primeira equipa do Boavista, Pedro Malheiro tem-se assumido como uma das pedras basilares do conjunto axadrezado, desde o início da última temporada. Depois de uma primeira campanha de reconhecimento da realidade da elite do futebol luso, o lateral formado no Bessa beneficiou da aposta contínua de Petit nas suas capacidades e o resultado está à vista: o forte interesse do Benfica nos seus préstimos.

Com o aproximar da janela de mercado de janeiro, o zerozero fez uma análise ao detalhe daquele que pode ser o último desafio do internacional sub-21 português pela Pantera, no duelo frente ao Gil Vicente.

Fruto da fase mais conturbada do Boavista na época, Malheiro não apresentou a desinibição ofensiva que, habitualmente, faz parte do seu ADN. Com Félix Correia (posteriormente Tidjany Touré) para marcar, o lateral preferiu resguardar de forma quase cativa a direita da defesa e, diga-se, não fosse a falta sobre o extremo luso, que deu origem à grande penalidade decisiva, e estaríamos a falar de uma performance bastante equilibrada defensivamente.

Ainda que com muitas perdas de bola - um total de 16 -, o jogador natural de Vila Verde sobressaiu nas antecipações sobre os adversários ao ganhar quatro desses sete duelos. Com uma taxa de sucesso no passe bastante interessante - acertou 84 por cento deles, 42 em 50 -, as bolas longas impediram um acerto ainda mais expressivo, sendo que, apenas numa das cinco ocasiões em que tirou centros para a área de Andrew, estes encontraram destinatário.

De ressalvar ainda a atitude inabalável nos instantes finais - já depois da grande penalidade cometida -, ao ser um dos rostos da reação dos axadrezados, nas investidas realizadas na direção da baliza gilista, o que comprova a sua excelente disponibilidade física para as investidas ao ataque em fase adiantada do encontro.

«Disponível para o trabalho, comprometido e profissional» como sublinhou Ricardo Paiva, técnico dos axadrezados, no pós-jogo frente aos Galos, não é de agora que Pedro Malheiro vem a dar sinais do potencial para singrar ao mais alto nível: «Pela postura no futebol de formação, já deixava antever qualidade de base para crescer e atingir os patamares de rendimento iguais aos que tem vindo a ter nos últimos dois/três anos.»

Portugal

Pedro Malheiro

NomePedro Jorge Gonçalves Malheiro

Nascimento/Idade2001-01-21(22 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

 Boavista x Vitória SC

 Estrela Amadora x Boavista

Ler artigo completo