Como poupar os olhos com a funcionalidade ‘Luz Noturna’ do Windows 11

8 meses atrás 12

O Windows 11 tem uma funcionalidade chamada ‘Luz Noturna’ (‘Night Light’ na versão em inglês), que foi concebida para reduzir o cansaço dos olhos e ajudar a adormecer depois de horas à frente do ecrã do PC durante a noite.

Os ecrãs dos computadores produzem muita luz azul, o que não é mau quando são usados durante o dia, mas à noite essa luz azul pode baralhar o relógio biológico e afectar negativamente a produção de melatonina, o que leva a uma redução da qualidade do sono.

Quando liga a funcionalidade ‘Luz Noturna’, a quantidade de luz azul produzida pelo ecrã é reduzida, as cores ficam mais quentes (mais amareladas) e isso ajuda a reduzir o cansaço dos olhos e facilita o sono. Os dispositivos móveis há muito que têm esta funcionalidade.

Neste guia completo, mostramos como pode configurar a funcionalidade para minimizar a fadiga dos olhos depois de horas à frente de um ecrã.

Ligar a funcionalidade ‘Luz Noturna’

Para ligar a funcionalidade ‘Luz Noturna’ no Windows 11, siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’, clique em ‘Definições’ e depois clique em ‘Sistema’.

Clique em ‘Ecrã’ na lista da direita.

Luz Nocturna 1

A primeira opção por baixo de ‘Luminosidade e cor’ é a ‘Luz Noturna’, use o interruptor para a ligar ou desligar.

Ligar a ‘Luz Noturna’ através das ‘Definições Rápidas’

Night_2

Em alternativa, pode usar as ‘Definições Rápidas’, com um clique em cima do ícone da rede e volume ou através da combinação de teclas ‘Windows+a’. Depois, basta clicar no botão ‘Luz Noturna’. Se o botão não estiver visível, clique em ‘Editar definições rápidas’ e depois clique no botão adicionar junto a ‘Luz Noturna’. Depois, clique em ‘Concluído’.

Alterar as definições da ‘Luz Noturna’

Esta funcionalidade é muito simples, mas pode também personalizar algumas das definições, como a temperatura da cor e o horário em que liga e desliga automaticamente.

Alterar a temperatura da cor

Para alterar a temperatura da cor, siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’, clique em ‘Definições’ e depois clique em ‘Sistema’.

Clique em ‘Ecrã’ na lista da direita.

Junto ao interruptor onde liga e desliga a funcionalidade clique na seta para a direita ‘>’ para aceder às definições da ‘Luz Noturna’.

Night_3

O cursor junto a ‘Intensidade’ serve para definir a temperatura da cor que mais lhe convier. Quanto mais para a direita, maior a temperatura da cor (mais amarelo). Quando usa estes cursor, o sistema liga a funcionalidade momentaneamente para que tenha uma ideia de como fica quando está ligada.

Neste ecrã, também pode definir um horário para ligar e desligar esta funcionalidade automaticamente. Para o fazer use o interruptor junto a ‘Agendar luz nocturna’.

Night_4

Pode escolher entre ‘ Do pôr do sol ao nascer do sol’, nesta opção o Windows verifica automaticamente as horas a que o Sol se põe e nessa altura liga a funcionalidade e faz o inverso quando o Sol nasce. O sistema até coloca as horas a que isso acontece junto à opção.

Night_5

Se quiser um horário personalizado, clique em ‘Definir horas’.

Aqui, só tem de definir a que horas a ‘Luz Noturna’ é ligada e desligada automaticamente. Neste caso, será sempre às mesmas horas independentemente se já tiver anoitecido ou amanhecido.

Ler artigo completo