Como reinstalar o Windows 11 sem perder os seus dados com o Windows Update

2 semanas atrás 58

Quando o seu PC começa a funcionar mal, uma das opções que são logo consideradas é a de reinstalar o sistema operativo. Esta é a solução mais simples e normalmente consegue resolver a maioria dos problemas. A maioria dos utilizadores usa a opção de reposição do PC ou a Media Creation Tool para criar uma pen drive com tudo o que é necessário para reinstalar o Windows.

Mas há uma outra forma, que é ainda mais simples e dispensa utilização de uma pen drive ou aceder aos cantos mais recônditos do sistema operativo para fazer com que o PC comece a funcionar novamente. Chama-se ‘Corrigir os problemas ao utilizar o Windows Update’ e faz exactamente o que o nome anuncia. Esta funcionalidade foi adicionada com a actualização Moment 5 para o Windows 11 que começou a ser distribuída no início de Abril.

Reinstalar o Windows através do Windows Update

Clique no botão ‘Iniciar’ e escolha a opção ‘Definições’. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato no botão ‘Iniciar’ e escolher ‘Definições’ no menu que aparece ou ainda pode usar a combinação de teclas Windows+I para aceder directamente às definições do sistema operativo. Depois de estar na janela ‘Definições’, clique em ‘Sistema’ na coluna da esquerda.

Windows Update_1

Faça scroll na zona da direita da janela ‘Sistema’ até encontrar a opção ‘Recuperação’ e clique nela.

Windows Update_2

A segunda opção na janela ‘Recuperação’ é ‘Corrigir os problemas ao utilizar o Windows Update’. Por baixo diz: “Reinstale a sua versão actual do Windows (as suas aplicações, ficheiros e definições serão preservados) “.

Clique em ‘Reinstalar agora’.

Windows Update_4

Aparece uma janela de confirmação. Pode ligar a opção ‘Reiniciar automaticamente o meu PC 15 minutos após a instalação’ e depois clique em ‘OK’. Assim que o fizer, o PC vai reiniciar e o sistema dá início ao processo de reparação.

Esta forma de reinstalar o Windows 11 através do Windows Update é segura e fácil de usar quando o PC estiver com problemas. Tem ainda vantagem de não remover quaisquer ficheiros ou definições pessoais.

Se o PC que está a usar for gerido por uma instituição, esta opção não estará disponível. Também pode não estar disponível se o PC não estiver a usar uma versão do Windows posterior à actualização anual de 2022 ou não tiver instalado a actualização opcional de Fevereiro de 2024 ou posterior.

Ler artigo completo