Companheiro da presidente de Madrid envolvido em fraude com máscaras

6 meses atrás 51

O companheiro da presidente da Comunidade de Madrid, em Espanha, terá faturado quase dois milhões de euros com negócios de compra e venda de máscaras e outros produtos sanitários durante a pandemia de Covid-19, denuncia o El Pais.

O empresário Alberto González, companheiro de Isabel Díaz Ayuso, foi denunciado pela Procuradoria de Madrid por crimes de fraude fiscal e falsificação de um documento comercial. 

A empresa Maxwell Cremona, da qual Alberto González é o único proprietário, registou um volume de negócios de 2,33 milhões de euros em 2020. Deste montante, cerca de 85%, 1.973.000 euros, correspondem às comissões de intermediação com a FCS Select Product.

Nas faturas emitidas por González, a Agência Tributária detetou despesas fictícias que "não correspondem a serviços realmente prestados e tudo isto com o objetivo de pagar ao erário público menos do que o montante que lhe correspondia para o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas dos exercícios de 2020 e 2021", de acordo com a denúncia do procurador.

O caso foi denunciado após dois anos de investigação.

O caso de Alberto González surge depois de em fevereiro Koldo García Izaguirre, assessor do ex-ministro dos Transportes do país, José Luis Ábalos, ter sido detido por estar envolvido numa alegada corrupção na compra de máscaras durante a pandemia da Covid-19.

Leia Também: Detido assessor de ex-ministro espanhol por esquema de compra de máscaras

Ler artigo completo