Confiança dos consumidores europeus aumenta pelo sexto mês seguido em julho

2 meses atrás 40

A tendência de melhoria é óbvia e deve ser suficiente para suportar a economia da zona euro até ao final do ano, dada a importância do consumo interno, sobretudo à medida que a inflação vai acalmando.

A confiança dos consumidores europeus melhorou ligeiramente em julho, dando continuidade à tendência que se vem sentindo há alguns meses e que deve sustentar a economia da zona euro até final do ano.

O índice de confiança dos consumidores calculado pela Comissão Europeia subiu marginalmente de -14,0 para -13,0, registando a sexta melhoria consecutiva e cimentando a tendência de melhoria do indicador, apesar de se manter em terreno negativo. Sendo uma leitura rápida, a Comissão não divulgou detalhes por país.

Ainda assim, e olhando para as divulgações nacionais já conhecidas, o indicador recuou na Bélgica e Países Baixos, deixando a Pantheon Macro a calcular que esta descida tenha sido compensada no Sul do continente. Em particular, Espanha deve continuar a registar um segmento de consumo forte e em crescimento, enquanto França também volta a recuperar alguma confiança após o turbilhão e a incerteza política criada pelas recentes eleições legislativas antecipadas.

Como tal, a expectativa é que o consumo continue a suportar a economia europeia até ao final do ano, sobretudo dado o abrandamento da inflação e a continuação dos ganhos salariais, que deverão conferir maior poder de compra às famílias europeias. Ainda assim, de assinalar que a confiança dos consumidores europeus continua bastante abaixo do registado pré-Covid.

Ler artigo completo