Confirma-se. Inglaterra quer mesmo proibir uso de telemóveis nas escolas

7 meses atrás 66

O governo britânico confirmou os planos para proibir a utilização de telemóveis nas escolas, divulgando orientações para os diretores que, segundo alguns sindicatos, incluíam práticas que já tinham sido amplamente adotadas.

Segundo o The Guardian, a orientação não é estatutária e oferece às escolas uma variedade de formas de implementar a proibição, desde uma ordem para deixar todos os telefones em casa até entregá-los à chegada ou mantê-los em armários inacessíveis. Também é possível permitir que os alunos mantenham os telemóveis em condições em que não são usados ​​ou ouvidos.

Segundo dados do Ofcom, citados pelo mesmo meio, 97% das crianças inglesas têm um telemóvel aos 12 anos. Estes dados trouxeram preocupações não apenas sobre a distração das crianças mas também sobre o potencial de bullying ou outra pressão social.

Em entrevista concedida esta segunda-feira, Gillian Keegan, secretária de Estado da Educação, disse que o ministério consultou os diretores e acredita que a orientação "capacitaria" aqueles que ainda não proibiram totalmente os telefones e "enviaria uma mensagem clara sobre consistência".

"Quem vai para a escola, vai aprender, vai criar essas amizades, vai falar com as pessoas e socializar e vai educar-se - não vai ficar sentado no telemóvel ou mandar mensagens enquanto poderia estar a falar com alguém", disse ao programa Today da BBC Radio 4.

Leia Também: Quantos telemóveis usa o CEO da Google? Não está preparado para saber

Ler artigo completo