A Audi quer «separar as águas» entre elétricos e modelos térmicos e para isso vai revolucionar por completo a designação de toda a sua gama.
A Audi vai mudar as nomenclaturas de toda a sua gama para diferenciar de forma clara os modelos totalmente elétricos dos modelos com motor de combustão.
A informação foi confirmada pelo próprio Markus Duesmann, diretor executivo da Audi, em declarações aos jornalistas na conferência anual de resultados da marca de Ingolstadt, na passada semana.
Estratégia já está em marcha
Recorde-se que a ofensiva elétrica da Audi começou em 2019, com o lançamento do SUV e-tron. E a denominação “e-tron” foi, de resto, a escolhida pela marca alemã para usar em todos os seus elétricos.
Porém, com o lançamento de mais propostas 100% elétricas, a marca sentiu a necessidade de adotar uma estratégia que permita diferenciar ainda mais os seus modelos a combustão dos elétricos.
A estratégia irá passar por usar designações alfanuméricas com números pares para identificar os seus modelos 100% elétricos e designações alfanuméricas com números ímpares para identificar os modelos a combustão e híbridos plug-in.
Esta é, de resto, uma estratégia que já é evidente nos SUV da marca germânica: o e-tron passou a chamar-se Q8 e-tron na mais recente atualização e juntou-se ao já conhecido Q4 e-tron. E em breve ficaremos a conhecer o Q6 e-tron.
De acordo com a Automotive News Europe, que cita o jornal alemão The Heilbronner Stimme, ainda não está prevista qualquer alteração de nome para o e-tron GT, mas já se sabe o que vai acontecer a alguns dos modelos mais populares da marca dos quatro anéis.
O Audi A4 (a combustão) vai passar a chamar-se A5, enquanto o A6 passará a ser identificado como A7. Por isso mesmo, e para que não haja confusão, os atuais A5 e A7 não vão ter sucessores diretos dentro do catálogo da marca dos quatro anéis.
LEIAM TAMBÉM: Audi A4 passa a A5? Tudo o que deverá mudar na marca dos «anéis» em 2023
Já as designações A4 e A6 serão usadas em dois novos elétricos que ficaremos a conhecer nos próximos anos: A4 e-tron e A6 e-tron.
Que comece a confusão
No papel, o plano da Audi para revolucionar a designação de toda a sua gama até parece simples: números pares para identificar os elétricos e números ímpares para “batizar” os térmicos.
Mas na prática, pode gerar-se alguma confusão. Ou não estivéssemos nós a falar de dois dos modelos com maior legado da gama atual da Audi: A4 e A6 — perdão… —, brevemente A5 e A7.
Fonte: Automotive News Europe