Controlar, Fravizel, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel são os finalistas do Prémio Cotec-BPI

2 horas atrás 25

As seis empresas finalistas de 2024 têm a sua actividade em diferentes sectores económicos, com predominância para a Indústria transformadora.

A Cotec e o BPI anunciaram as seis empresas que vão disputar a etapa final da 20ª edição do Prémio PME Inovação Cotec-BPI.

A Controlar, Fravizel, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel foram escolhidas “após um rigoroso processo de seleção assente em critérios de robustez financeira, investimento em conhecimento e inovação e elevado desempenho económico”, avança a organização.

As seis empresas finalistas de 2024 têm a sua actividade em diferentes sectores económicos, com predominância para a Indústria transformadora, designadamente nas áreas da embalagem sustentável, dos componentes e sistemas para a indústria automóvel, sistemas para indústria aeroespacial e defesa e serviços de tradução automática.

“Os candidatos ao Prémio mantiveram ao longo da última década uma taxa de crescimento acima de dois dígitos, sustentada por uma base exportadora que constitui a maioria das vendas. Sinal de forte aposta em novas opções de crescimento, o investimento destas empresas em I&D (Investigação e Desenvolvimento) é superior a 10% do volume de negócios”, explica a Cotec.

Esta 20ª edição do Prémio PME Inovação Cotec-BPI registou um número record de 225 candidaturas, de empresas de diversos sectores de actividades e localizações no país.

Metade são novas candidaturas, com predominância para a indústria transformadora e a região Norte do país a zona mais representada, com mais de 50% das candidaturas recebidas.

“A iniciativa tem vindo a contribuir para fortalecer a cultura empresarial de inovação, crescimento sustentado e competitividade internacional das PME portuguesas, revelando todos os anos a capacidade das empresas nacionais de crescerem pela inovação”, sublinha a organização.

O Júri desta edição é constituído por Ana Rosas Oliveira (Banco BPI), Ana Teresa Lehmann (FEP – Universidade do Porto), António Portela (BIAL), Carlos Oliveira (European Innovation Council), João Bigote (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

Ler artigo completo