Coreia do Norte dispara mísseis de cruzeiro em direção ao mar Amarelo

7 meses atrás 64

"O nosso exército detetou vários mísseis de cruzeiro lançados pela Coreia do Norte em direção ao mar Amarelo" por volta das 22h00 de terça-feira em Lisboa, declarou, em comunicado, o Estado-maior sul-coreano.

"As especificações detalhadas estão a ser analisadas de perto pelos serviços secretos sul-coreanos e norte-americanos", acrescentou.

Os testes de mísseis de cruzeiro não são abrangidos pelas sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte, ao contrário de mísseis balísticos e de armas nucleares.

Os lançamentos ocorrem numa altura em que a Coreia do Sul está a realizar, até quinta-feira, um exercício das forças especiais, ao largo da costa oriental do país, "à luz dos graves problemas de segurança" com o Norte, de acordo com a marinha sul-coreana.

"Vamos cumprir a nossa missão de nos infiltrarmos profundamente em território inimigo e neutralizá-lo completamente, sejam quais forem as circunstâncias", afirmou o exercício, em comunicado.

As tensões entre as duas Coreias aumentaram nos últimos meses, quando os dois vizinhos riscaram acordos alcançados em 2018 para evitar incidentes armados, aumentaram os recursos militares na fronteira e realizaram exercícios de artilharia com munições reais perto do território um do outro, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

Na semana passada, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declarou o Sul como "principal inimigo" do país. Dissolveu, além disso, as agências governamentais dedicadas à reunificação e aos contactos com o Sul e ameaçou com guerra se Seul invadir território norte-coreano, "nem que fosse 0,001 mm".

Kim pediu ainda alterações constitucionais para permitir ao Norte ocupar Seul em caso de guerra, de acordo com a agência de notícias oficial da Coreia do Norte (KCNA).

Ler artigo completo