Costa no Conselho Europeu é "importante para a Europa e para Portugal"

3 meses atrás 84

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou, esta terça-feira, que António Costa na liderança do Conselho Europeu seria "importante" para a Europa e para Portugal, justificando que o ex-primeiro-ministro "move-se bem na Europa e dá-se bem com os potenciais líderes europeus".

"O resultado das eleições [Europeias] parece abrir caminho a essa hipótese, depende agora da vontade de António Costa", começou por referir o Presidente da República, em declarações aos jornalistas, em Genebra, na Suíça, quando questionado sobre o apoio do Governo português a uma possível candidatura do ex-primeiro-ministro à presidência do Conselho Europeu.

"É uma vantagem para a Europa. Ele [António Costa] move-se bem na Europa e dá-se bem com os potenciais líderes europeus. Por outro lado, é uma voz portuguesa, uma presença portuguesa. É importante para a Europa e é importante para Portugal", sublinhou.

Considerando que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "fez bem" em anunciar o apoio da Aliança Democrática (AD) e do Governo ao seu antecessor, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que agora está apenas pendente a decisão de António Costa em candidatar-se ou não. 

"Era natural que o Governo apoiasse um português e aquele português com a experiência que tem para o Conselho Europeu", afirmou.

Esta não é a primeira vez que o Presidente da República fala sobre a possível ida de António Costa para um cargo europeu. Anteriormente, já reconheceu que a "possibilidade" de o ex-primeiro-ministro, António Costa, "vir a ser presidente do Conselho Europeu é boa para a Europa e Portugal".

Possibilidade de Costa em cargo europeu

Possibilidade de Costa em cargo europeu "é boa para a Europa e Portugal"

O chefe de Estado disse ter tido informações de que António Costa era uma "figura incontestada pela experiência que tem" e pela sua "aceitação" entre as várias famílias políticas.

Notícias ao Minuto | 14:54 - 23/05/2024

Numa outra ocasião, Marcelo descreveu Costa como um "apaixonado pela Europa", elogiou a sua prestação como primeiro-ministro no quadro europeu e reiterou que espera vê-lo a intervir nesse plano.

Recorde-se que, na noite de domingo, após o anúncio dos resultados das eleições Europeias, Luís Montenegro reconheceu que "é possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista" e que, se António Costa for candidato, "a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso".

Montenegro anuncia apoio a Costa para presidência do Conselho Europeu

Montenegro anuncia apoio a Costa para presidência do Conselho Europeu

O líder do PSD e primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou hoje o apoio da AD e do Governo ao seu antecessor António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu, se decidir ser candidato.

Lusa | 00:01 - 10/06/2024

Posteriormente, António Costa admitiu que seria "importante ter um português nas instituições internacionais", mas ressalvou que nunca aceitaria ser presidente do Conselho Europeu sem o apoio do Governo português.

O ex-primeiro-ministro confirmou também que já tinha falado Luís Montenegro sobre uma eventual candidatura e que, por isso, já conhecia a sua posição de apoio. "Ainda não era primeiro-ministro e tinha-me transmitido que daria esse apoio. Eu, aliás, pus-lhe a questão", indicou o ex-governante.

Leia Também: Rui Rocha considera que IL foi o "grande vencedor" das eleições

Ler artigo completo