Count Binface. O candidato que usa um caixote do lixo na cabeça e diz que é um alien

2 meses atrás 60

Reino Unido

04 jul, 2024 - 08:35 • João Malheiro

As eleições gerais de 2019 foram as primeiras em que a personagem surgiu no boletim de voto. Cinco anos depois, nunca foi tão popular e tenta agora derrotar o atual primeiro-ministro Rishi Sunak no círculo eleitoral do próprio.

É um "guerreiro espacial intergalático" e o líder dos Recyclons do Planeta Sigma IX com . É, igualmente, candidato às eleições desta quinta-feira no Reino Unido. E não é a primeira vez que se submete à decisão dos britânicos nas urnas.

Count Binface (numa tradução à letra: Conde CaradeCaixotedolixo) tem 5.702 anos de vida e usa, como o próprio nome indica, um contentor do lixo como máscara e roupas estilo Darth Vader de série B. Na verdade, é uma figura satírica criada e interpretada pelo humorista Jonathan David Harvey, desde 2018.

Inicialmente, apresentava-se como Lord Buckethead (Lorde Cabeçadebalde), mas devido a direitos de autor relacionados com o filme de ficção científica de 1984 "Hypersace" - que tinha uma personagem do mesmo nome - acabou por encontrar o nome pelo qual hoje é conhecido.

As eleições gerais de 2019 foram as primeiras em que a personagem surgiu no boletim de voto, na altura em oposição ao então primeiro-ministro Boris Johnson. Apresentava propostas como trazer de volta o teletexto à televisão britânica, fazer um referendo sobre realizar outro referendo do Brexit, nacionalizar a cantora Adele e reduzir as emissões carbónicas do apresentador Piers Morgan.


A piada colou, ganhou notoriedade e atraiu alguns votos, quer por quem queria aderir à piada, quer por quem preferia votar em protesto. Em 2021, nas eleições da Câmara de Londres, Count Binface voltou a candidatar-se e ficou em nono lugar, reunindo 24,775 votos. Agora já não era um independente, mas sim um candidato do Count Binface Party.

Três anos depois, dá-se o grande regresso, de novo para eleições da capital inglesa. Como sempre, foi nas redes sociais que conseguiu atrair atenção, com uma comunicação divertida, quer através de tweets, quer através do audiovisual no Youtube e TikTok.

A campanha organizou uma angariação de fundos que, depois de ultrapassada a marca das dez mil libras, doou o excedente a instituições de caridade. Entre outras medidas recorrentes, propôs abolir o videoárbitro e colocar um limite no aumento de preços dos croissants.

A piada voltou a receber mais de 24 mil votos nas urnas, ficando em 11.º. O resultado provocou um burburinho mediático, porque a figura satírica conseguiu ficar à frente do partido de extrema-direita Britain First. O próprio reeleito Sadiq Khan destacou, no seu discurso de vitória, "ser o único britânico a ter vitórias consecutivas" em eleições contra Count Binface.

Agora, depois de Rishi Sunak ter decidido convocar eleições para esta quinta-feira, Count Binface concorre, precisamente, no círculo eleitoral do atual primeiro-ministro britânico, para tentar impedir a sua reeleição para o Parlamento britânico. Aproveitando-se do facto do 4 de julho assinalar o Dia da Independência norte-americana, o candidato apela ao voto num "Bindependence Day".

Destaques V+

Ler artigo completo