Crise agrícola. Governo francês anuncia vasto pacote de medidas

7 meses atrás 53

(em atualização)

Em conferência de imprensa, que se prolongou por cerca de uma hora, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou uma ajuda fiscal e social de 150 milhões de euros “a partir deste ano e de forma permanente” para os produtores de gado do país.

"Os nossos agricultores precisam de um apoio específico. É por isso que (...) vamos conceder-lhes 150 milhões de euros de apoio fiscal e social a partir deste ano e de forma permanente", declarou Attal.

O primeiro-ministro francês apelou, na sua intervenção, a que a questão da limitação das importações de cereais ucranianos para a União Europa seja incluída nas negociações com Bruxelas, uma vez que a UE não incluiu os cereais entre os produtos "sensíveis" relativamente aos quais as importações podem ser limitadas.

"No que diz respeito à Ucrânia, como já disse, estamos a fazer progressos com a criação de "cláusulas de salvaguarda", nomeadamente no que diz respeito às aves. Teremos de abordar a questão dos cereais no âmbito das negociações que estão a ser abertas", afirmou o primeiro-ministro francês.

c/ agências

Ler artigo completo