CRÓNICA | Liga A!

2 meses atrás 50

Depois de selada a presença no primeiro play-off de apuramento para o Campeonato Europeu de 2025, está carimbado o regresso à Liga A da Liga das Nações. Portugal precisava de apenas um ponto para conseguir a vaga e, em Zénica, diante da Bósnia, foi alcançado.

Francisca Nazareth foi baixa de última hora, após lesão no decorrer dos exercícios de aquecimento, e foi rendida por Carolina Mendes. Foi a única grande alteração a notar. Na frente, aliadas à jogadora do Racing Power, Telma Encarnação e Diana Silva compunham o ataque.

Recuperação e finalização: um rumo inverso

O calor imenso sentido em Zénica não deixou de se notar. 39 graus levaram a algumas paragens para hidratação, mas nem por isso o ritmo de jogo acalmou na primeira parte.

Portugal foi quem entrou melhor no encontro. Muito confortável nos processos defensivos, a melhor nota a retirar do duelo foram as recuperações de bola das Navegadoras que dificultaram - e muito - as movimentações ofensivas bósnias.

Mesmo assim, a melhor ocasião de golo surgiu por intermédio de Jelcic, a passe de Nikolic. Nesse momento, Inês Pereira voltou a demonstrar qualidade e fez uma grande defesa para impedir a inauguração do marcador.

As comandadas de Francisco Neto permaneciam com grande parte do domínio do encontro. O grande inimigo luso era só um: os passes falhados no último terço. A fluidez a meio-campo era notória com Andreia Jacinto e Dolores Silva a ligarem setores, mas o derradeiro passe foi uma adversidade ao longo dos 90 minutos.

Após o intervalo, nada mudou efetivamente nos primeiros minutos. Com o aproximar do final do encontro é que a história já foi escrita noutras linhas.

O calor acabou por não ser fator abonatório para qualquer uma das equipas e, com o passar do tempo, ambas sentiram a dificuldade em interpretar o jogo e o cansaço acumulou.

O ritmo perdeu-se, as falhas parte a parte foram somando, mas, no final, o objetivo português foi garantido antes de rumar a Leiria e disputar a última jornada desta fase.

Portugal está de volta à Liga A da Liga das Nações, mas, agora, seguir-se-ão os play-offs decisivos.

Ler artigo completo