CRÓNICA | Massacre luso na loja dos 300 de Rui Jorge

6 meses atrás 70

Portugal arrasou na receção à seleção da Croácia (5-1) e deu um passo fundamental rumo ao Euro 2025, numa partida sublinhada pelo golo 300 de Portugal sob o comando de Rui Jorge.

Fábio Silva e Pedro Santos fizeram um bis e foram o grande destaque da partida, ao passo que Paulo Bernardo e Ljubicic marcaram os restantes golos. Com este resultado, a seleção portuguesa soma 18 pontos e afasta-se (ainda mais) da Grécia, segunda classificada com 14 pontos.

De cortar a respiração

Que 25 minutos, caro leitor. Teve um pouco de tudo: golos, golaços, um penálti, erros, oportunidades... e um resultado praticamente fechado. Em suma, 4-1. De forma diacrónica, ao longo dos 45 minutos, Portugal esteve por cima, sofreu, respondeu, massacrou e geriu.  

Ao minuto três, Mateus Fernandes - com um passe picado - isolou Pedro Santos que, com um remate fortíssimo, acertou na barra e quase marcou... mas Fábio Silva não deixou. Na recarga, o avançado do Rangers não permitiu que a bola entrasse de forma voluntária e matou a jogada da forma que melhor sabe: fazendo o golo.

Poucos minutos depois, Pedro Santos aproveitou um erro inacreditável de Grozanic e, desta feita, o golo foi mesmo dele. Aos 15', no entanto, Samuel Soares - na sequência de um canto e na tentativa de aliviar o perigo a soco -, acabou por acertar em Perkovic e Ljubicic, à panenka, não deu hipóteses. Antes do intervalo, tempo ainda para um golaço de Pedro Santos e uma boa finalização de Paulo Bernardo após excelente trabalho individual de Fábio Silva.

Uma demolição autêntica da seleção nacional, que podia ter ganho outros contornos (ainda antes do intervalo) caso Tiago Tomás não tivesse facilitado na cara de Cavlina.

Gestão e Fábio Silva

Na segunda parte, o jogo perdeu - de forma inevitável e previsível - a emoção do primeiro tempo e Portugal entrou em modo gestão. De resto, apenas Fábio Silva procurou (e conseguiu) mais.

Depois de dois pequenos sustos da seleção croata - Mauric permitiu uma boa defesa a Samuel Soares -, Fábio Silva ganhou as costas a Dino Grozdanic e conquistou o penálti. Na conversão, o ponta de lança do Rangers não facilitou e bisou no jogo.

Até final, Zvonarek acertou no poste e Samuel Soares segurou o 5-1. Vitória esclarecedora dos sub-21 lusos que somam a segunda vitória seguida na fase de qualificação.

Ler artigo completo