CRÓNICA | Nem a expulsão da guarda-redes abranda o arranque de ano destas Gverreiras

8 meses atrás 77

O Damaiense até entrou bem na partida, mas o SC Braga foi tremendamente frio na cara do golo e nem a expulsão precoce da sua guarda-redes, Patrícia Morais, fez tremer as Gverreiras, que arrancaram o ano civil de 2024 com uma vitória justa por 0-4.

Era o primeiro jogo do ano de 2024 para estas duas equipas e cedo se percebeu que o Damaiense queria causar dificuldades, entrando muito bem na partida, com um forte dinamismo nas alas, especialmente na esquerda, e deixando as bracarenses em sentido. Contudo, as comandadas de Tomás Tengarrinha aguentaram-se bem defensivamente e foram letais do outro lado, chegando ao 0-2 em apenas dois minutos, primeiro de penálti, por Dolores Silva, aos 14' - por falta sobre Mylena -, e depois por Beatriz Meio-Metro, literalmente na jogada seguinte.

Patrícia Morais foi expulsa @FPF

O Damaiense tentou responder e viu a guardiã adversária, Patrícia Morais, ser expulsa à passagem do minuto 17 por uma mão bem longe da área, para impedir a desmarcação da adversária. Contudo, a verdade é que a turma da casa reagiu mal à vantagem numérica, não mudou a intensidade, a atitude ou a abordagem e insistiu em excesso em cruzamentos, tornando a missão fácil para as gverreiras. De resto, o SC Braga não só não sentiu a expulsão, como ainda ampliou a vantagem, aos 28', por Ana Rute, na sequência de um canto. Tudo parecia fácil para o SC Braga.

O jogo parecia algo resolvido, mas o treinador Thorlákur Már Árnason ainda procurou fazer algo ao intervalo e colocou em campo Melany Fortes e Jewel Boland, procurando, por fim, dar algo diferente à equipa, que passou a tentar explorar as costas da defesa, especialmente na velocidade de Melany, e deixou as bracarenses em sentido algum tempo.

No entanto, as Gverreiras voltaram a ser tremendamente eficazes na melhor fase do Damaiense e aproveitaram essa linha de pressão mais alta para, aos 55', fazer o 0-4, por Beatriz Meio-Metro, num chapéu exímio a Adriana Rocha. O jogo ficou praticamente resolvido e ainda mais ficou quando Melany Fortes viu um golo seu ser anulado (decisão parece incorreta) por alegada falta sobre Aline, até porque depois disso a defesa Sissi entrou e controlou bem melhor a adversária. O SC Braga começou, assim, o ano de 2024 a vencer por 0-4.

Ler artigo completo