CRÓNICA | Serviços mínimos

5 meses atrás 55

O CD Mafra venceu, este domingo, na visita ao terreno do Académico Viseu (0-1). Na 30.ª jornada da Liga Portugal SABSEG, a equipa de Silas arrecadou a 11.ª vitória na competição e acentuou o momento menos positivo dos viriatos.

Tranquilos na tabela classificativa, Académico e CD Mafra não tinham grande pressão em cima dos ombros e o encontro também se encarregou de o mostrar. Ainda que o primeiro lance de algum perigo tenha sido criado pelos anfitriões, num remate de Messeguem, a entrada mais forte foi dos forasteiros. Mais controladores, os homens de Mafra assumiram as despesas e ditaram o ritmo a que se jogou, que nunca foi propriamente alto.

Com mais bola, a equipa de Silas começou a incomodar a baliza defendida por João Monteiro e a dispor das melhores ocasiões para marcar. Em cima do primeiro quarto de hora, o lance que veio a decidir a partida: na sequência de um canto cobrado à esquerda, João Monteiro socou para longe, Chris Kouakou arriscou no remate de primeira e a bola saiu na direção de Miguel Falé, que desviou para o 0-1.

Com dificuldades em responder, até porque Gauthier Ott aparentava ser o único com vontade de remar contra a maré, o Académico pouco ou nada fez para incomodar Ólafsson até ao descanso. Do outro lado, Pité e Andreas Nibe tiveram boas chances para dilatar a vantagem visitante, mas não tiveram pontaria.

Faltou o golo

A segunda parte trouxe um Académico muito diferente e para melhor, bem melhor. Famana Quizera e Jovani Welch foram rostos de mudança, lançados ao intervalo pelo técnico da casa. O primeiro, sobretudo, agitou de imediato pela ala direita.

Perante uma grande entrada dos homens da casa, o golo do empate pareceu, a dada altura, uma questão de tempo. André Almeida viu o poste negar-lhe essa proeza e, dois minutos depois, Gauthier Ott avançou em direção à baliza e rematou forte para boa defesa de Ólafsson. 

O Académico apertou o cerco, mas não conseguiu concretizar e foi perdendo novamente fulgor. Silas reequilibrou a equipa com as entradas de Pedro Bravo e Fábio Sturgeon e o CD Mafra respirou novamente melhor, até porque o cansaço acumulado numa tarde quente se tornou o pior inimigo dos viseenses na reta final. Em tempo de descontos, Clóvis ainda teve a última grande oportunidade, mas não teve pontaria para dar o empate a um Académico que o fez por merecer na etapa complementar.

O CD Mafra chegou aos 42 pontos e escalou na tabela da Liga Portugal SABSEG, ocupando agora o sétimo lugar. O Académico é 11.º, com 38 pontos, e não vence há oito jogos.

 Académico x Mafra

 Académico x Mafra

Ler artigo completo