CRÓNICA | Só um penálti desmoronou a Muralha de Lis

8 meses atrás 58

Parecia praticamente impossível para o Santa Clara ultrapassar muralha da UD Leiria depois da expulsão precoce, até porque Kieszek foi brilhante, mas um penálti perto do fim acabou por desmoronar essa solidez e deu a vitória aos açorianos por 0-1.

Com uma já habitual casa simpática, a UD Leiria recebia o candidato Santa Clara e cedo se percebeu o encaixe tático de ambos os conjuntos, ambos apresentados em 3x4x3, o que trouxe um grande estudo por parte de ambas as equipas nos primeiros minutos. Os da casa até foram os primeiros a desencaixar o jogo e chegaram ao golo, por Leandro Antunes, aos 6', mas havia fora de jogo (claro) de Jair, que «assistiu» o colega acidentalmente. Mal eles sabiam que seria das suas últimas aproximações (pelo menos pensadas) da 1ª parte.

É que pouco depois, aos 20', Serginho desmarcou bem Safira no meio de dois dos três centrais leirienses e Vasco Oliveira agarrou por completo o avançado, quando este se ia isolar na cara do golo, acabando expulso. Perante a inferioridade numérica, Vasco Botelho da Costa despôs a equipa num 5x3x1, baixou o bloco ao máximo e basicamente apenas Jair passou a atacar, em arrancadas individuais. Se antes estavam encaixadas, agora o Santa Clara nada conseguia fazer no último terço, em ataque organizado, contra um bloco tão baixo e o Leiria aguentou-se bem defensivamente até ao intervalo.

Vasco Matos sabia que a sua equipa tinha claramente que fazer melhor e diferente para retirar algo do jogo e fez três  substituições ao intervalo para potenciar o ataque organizado e jogo entre linhas e a equipa melhorou nos primeiros minutos, criando um par de grandes oportunidades, que esbarraram sempre num enorme Kieszek.

O Leiria foi-se defendendo com unhas e dentes, potenciando a velocidade de Jair e parecia impossível para os açorianos retirarem algo do jogo, até porque iam perdendo clarividência com bola com o passar dos minutos, mas, aos 85', numa das primeiras ocasiões que exploraram médios entre linhas, Klismahn sofreu falta na área leiriense e só assim Bruno Almeida conseguiu manchar uma exibição perfeita de Kieszek e inaugurar o marcador. A UD Leiria, apesar da inferioridade numérica, ainda assustou e esteve perto do empate nos minutos finais, mas o Santa Clara aguentou-se e terminou a 1ª volta do campeonato em 1º.

UD LEIRIA

EMPATE

SANTA CLARA

Ler artigo completo