CRÓNICA | Voo glorioso para a oitava

6 meses atrás 70

Benfica é novamente o vencedor da Taça de Portugal feminina de futsal. As águias revalidaram, este sábado, o troféu conquistado na temporada passada, ao derrotarem o Torreense, em Sines, por 0-8.

A equipa comandada por Alexandre Pinto entrou para a final como larga favorita, mas fez questão de confirmar isso mesmo dentro da quadra e impedir que a teoria não passasse disso mesmo. O Benfica dominou toda a partida perante um adversário que se estreou em finais da Prova Rainha logo no primeiro ano de projeto.

@FPF

Sabendo das dificuldades do desafio, a equipa de Pedro Nobre não teve sequer tempo para testar as adversárias. Com pouco mais de 30 segundos jogados, Janice Silva já festejava o primeiro tento, a passe de Fifó. As duas, de resto, foram uma dor de cabeça constante para a defesa de Torres Vedras.

Em nenhum momento o Benfica tirou o pé do acelerador durante a primeira parte, pelo que o resultado se avolumou com naturalidade. Fifó, aos seis minutos, fez o primeiro de três golos que veio a assinar na etapa inaugural. Aos 11', Sara Ferreira teve um grande trabalho individual para assinar um belo golo e depois voltou o espetáculo de Fifó: em dois minutos (18' e 19'), a internacional lusa completou o hat-trick e as encarnadas foram para o descanso com uma mão cheia de golos.

Manter a seriedade

O encontro ficou praticamente resolvido na primeira parte, mas nem por isso o Benfica relaxou no segundo tempo. As águias continuaram a cercar a área contrária e a dar muito trabalho a Bruna Ferreira, que entrou para a etapa complementar e realizou várias intervenções de qualidade.

Apesar da boa entrada em jogo, a guardiã não conseguiu, contudo, evitar que a diferença se alargasse. Sara Ferreira bisou, aos 28 minutos, a passe de Inês Matos, que chegou ao hat-trick de assistências. Já na reta final, Janice Silva não quis ficar atrás de Fifó e juntou mais dois à conta pessoal (35' e 38') para também chegar aos três golos na partida.

@FPF

Na final, Alexandre Pinto aproveitou ainda para utilizar as duas guarda-redes suplentes, Alexandra Melo e Marta Costa, bem como a jovem Mariana Teixeira, que teve direito a alguns minutos e se mostrou muito ativa, com um par de remates que não passaram longe da baliza adversária.

O Benfica passa agora a contar com oito Taças de Portugal no palmarés, registo que permite ao emblema da Luz reforçar o estatuto de recordista. Para além do Benfica, só Nun'Álvares e Quinta dos Lombos sabem o que é erguer o troféu, sendo que ambos o fizeram em apenas uma ocasião.

Ler artigo completo