CTT entre os três melhores operadores postais do ano nos Óscares da Indústria Postal Mundial

3 meses atrás 67

Os CTT – Correios de Portugal venceram duas categorias na edição de 2024 dos World Post & Parcels Awards, que são considerados Óscares da Indústria Postal Mundial. Também ficaram no pódio dos melhores Operadores Postais do ano a nível internacional.

Os CTT – Correios de Portugal venceram duas categorias na edição de 2024 dos World Post & Parcels Awards, que são considerados Óscares da Indústria Postal Mundial.

Além de terem sido distinguidos com estes dois prémios, ficaram também no pódio dos melhores Operadores Postais do ano a nível internacional.

Em comunicado a empresa liderada por João Bento diz que os CTT venceram na categoria Best Innovation Strategy, com o projeto Smart Sorter. “Esta é uma solução inovadora, enquadrada na estratégia de transformação e intensificação tecnológica dos CTT, que permite gerir de forma autónoma e rápida a atribuição de tráfego a uma determinada rede de distribuição, através da definição de regras de divisão dos objetos em função das capacidades locais das redes de distribuição”, lê-se na nota.

Estes critérios refletem a adequação da rede a determinadas características de tráfego, tais como, janela de entrega, cliente, tipo de ponto de entrega, capacidade máxima do destino, volume e peso do objeto, e recursos disponíveis, otimizando assim a capacidade instalada das redes de distribuição de correio e de expresso e encomendas.

Os CTT concorriam aqui com a espanhola Correos e a companhia franco-suíça Asendia.

A empresa portuguesa foi também vencedora na categoria de Postal Evolution, que pretende premiar a organização postal que mais profundamente se transformou, mantendo a sua relevância e gerando receitas crescentes numa era de declínio acentuado dos volumes de correio, acelerada pela pandemia de Covid-19.

Os correios explicam que esta distinção premeia a rota acelerada de diversificação do negócio dos CTT, que permitiu fazer crescer as receitas apesar da diminuição do peso do correio nos proveitos totais de 69% em 2018 para 35% em 2023, bem como subir a margem EBIT ao mesmo tempo que a contribuição do correio passava de 108% da margem total em 2018 para 7% em 2023.

Nesta categoria, os CTT concorriam com a francesa La Poste e com a Correos da Costa Rica.

Os CTT foram ainda incluídos no grupo dos três operadores postais do ano, a par com a trans-europeia Nova Post e a nórdica PostNord.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem, 19 de junho, em Madrid.

Ler artigo completo