Cuidado com o Pet. Gatos e plantas: como posso ter os dois em casa?

11 meses atrás 50

Os gatos adoram morder plantas (até as de plástico) e conseguir ter os dois no mesmo espaço pode ser difícil. As que têm as folhas pontiagudas costumam ser as preferidas destes animais — e também as mais tóxicas — por isso, é importante que estejam em locais de difícil acesso.

Antúrios, lírio da paz, aloé vera, jarros ou azevinho são algumas das plantas prejudiciais para estes animais e que podem, inclusive, ser letais para estes felinos.

Para este episódio do podcast Cuidado com o Pet, conversamos com Joana Carvalho, médica e autora do blogue Variegato Plants, que começa por explicar que conseguir que plantas e gatos convivam sem problemas é possível se existirem certos cuidados.

Pendurar as plantas em sítios altos ou pô-las numa divisão em que os animais não consigam entrar são algumas das dicas. E para quem tem gatos que gostam de esgravatar a terra dos vasos, utilizar pedras ou cascas de citrinos ajuda a mantê-los afastados.

“Os gatos são teimosos e levam sempre a ideia que têm mais além. A forma mais eficaz é dar-lhes uma planta que não seja tóxica como a erva-dos-gatos”, adianta Joana Carvalho.

Da mesma forma, acrescenta, fazer com que os felinos “percam o interesse nas plantas” também é possível se os donos os mantiverem entretidos com outros objectos.


Segue o Cuidado com o Pet no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tens uma ideia ou sugestão? Envia um e-mail para [email protected].

Ler artigo completo