Dacia Duster 2024 em Portugal. Primeiras impressões ao vivo

4 meses atrás 67

O novo Dacia Duster só chega em maio, mas a nova geração do SUV passou por Portugal. Fique com as nossas primeiras impressões.

No âmbito da apresentação dos resultados comerciais da Dacia em Portugal em 2023, em que a Razão Automóvel esteve presente, pudemos ter, pela primeira vez, acesso ao novo Dacia Duster.

Ainda estamos a alguns meses do início da sua comercialização — arranca em maio, mas encomendas abrem em março —, só que esta passagem do modelo por Portugal já permitiu um primeiro contacto estático ao vivo.

Dacia Duster traseira branco 3/4© Mariana Teles / RA

As primeiras impressões?

Bastante positivas… Começando por olhar para o design exterior, a Dacia manteve as proporções gerais da geração anterior, mas agora foram combinadas com a nova identidade da marca. Questões estéticas podem ser subjetivas, mas considero ser uma muito boa evolução deste modelo que a marca considera ser o seu Mustang.

O novo e robusto desenho só não é uma novidade absoluta porque o novo Duster «cola-se» ao que vimos no protótipo do futuro Bigster, revelado como protótipo em 2021. E como acontece com a atual geração de modelos da Dacia, o novo Duster assenta sobre a plataforma CMF-B.

Se no exterior as diferenças são evidentes, no interior ainda são mais. A marca romena esmerou-se, apresentando um visual significativamente mais moderno.

O ecrã central tem agora 10,1″ e passou a surgir no topo do tabliê, ligeiramente virado para o condutor, melhorando bastante o acesso e utilização. No antecessor estava numa posição muito baixa. Os grafismos são também consideravelmente mais modernos.

Os comandos rotativos muito práticos de controlo da climatização ficaram na geração anterior, porém a marca romena manteve comandos físicos, só que agora são do tipo tecla — não tão práticos de usar, mas melhor do que recorrer ao ecrã.

O interior mostrou ser espaçoso e prático, tendo inúmeros espaços de arrumação. Em termos de materiais, previsivelmente, continuam a ser maioritariamente duros, ainda que a marca tenha recorrido a texturas para os tornar mais agradáveis à vista.

Eletrificação chega ao Duster

Como a nova plataforma não é em vão, pela primeira vez o Dacia Duster deixa de ter uma motorização Diesel, substituindo-a por uma motorização híbrida com 140 cv. Mas não é a única motorização eletrificada: o Duster também estreia uma motorização mild-hybrid 48 V.

A motorização bi-fuel, ECO-G — que representa seis em cada 10 carros vendidos pela Dacia em Portugal (dados 2023) —, veio para ficar. Com dois depósitos de 50 l cada — um para gasolina e outro para GPL —, declara uma autonomia de até 1300 km.

Para saber mais detalhes sobre o novo Dacia Duster siga a ligação abaixo.

Melhor ano de sempre

Apesar de não poder ter contado com o novo Duster para «engordar» as vendas em 2023 em Portugal, não foi impedimento para que a Dacia tivesse o melhor ano de sempre em Portugal.

Vendeu 15 058 unidades (+47% que em 2022), tendo sido a quarta marca mais vendida em Portugal, ficando a uma curta distância do pódio — fique a saber quais as marcas mais vendidas em Portugal em 2023.

Dacia Duster dianteira branco 3/4© Mariana Teles / RA

Se à geral a Dacia foi a quarta marca mais vendida, nas vendas a clientes particulares foi a líder, registando um total de 7511 unidades. O modelo mais vendido a particulares foi o Dacia Sandero com 4012 unidades, seguido do Dacia Duster com 1957 unidades.

O Dacia Spring continua a ser o elétrico mais vendido a particulares em Portugal com 562 unidades registas. O Spring, anuncia a marca romena, foi o modelo responsável pela ascensão ao quarto lugar. Por fim, mas não menos importante, o Dacia Jogger também se destacou com 2949 unidades vendidas em 2023.

Saindo de Portugal, a Dacia também teve uma excelente performance no mercado europeu, posicionado-se, pela primeira vez, entre as 10 marcas mais vendidas na Europa (vendas subiram 14,6% relativamente a 2022).

Objetivos para 2024

Em 2024 o objetivo é continuar a crescer em Portugal, impulsionada pelas muitas novidades esperadas e pela ambição de crescer no setor empresarial em 25%.

Entre as novidades previstas, além do novo Duster, será também lançado um Spring profundamente renovado (chega no segundo semestre). O Sandero e o Jogger vão ser igualmente alvo de evoluções ainda no primeiro semestre deste ano. O Bigster, o futuro topo de gama da Dacia, será finalmente revelado em outubro, no Salão de Paris.

Sabe esta resposta?
Quem foi o vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal?
Ler artigo completo