Daniel Holgado segura vitória no Moto3 em Portugal e bateu José António Rueda por 0.044s

1 mes atrás 39

Daniel Holgado é o grande vencedor do GP de Portugal em Moto3! O final de corrida foi intenso com José António Rueda a tentar até à última recuperar a liderança que teve durante a maior parte da corrida mas, no final, acabou por não ter argumentos para bater Holgado que assim terminou com a vitória.

José António Rueda, Joel Kelso e David Alonso eram os pilotos a partir da primeira fila em Portimão, mas numa classe em que a concorrência e proximidade, acompanhada por uma grande incerteza, tornava praticamente impossível prever quem poderia ser o favorito à vitória.

Rueda foi contudo o autor do melhor arranque e aproveitou da melhor forma a pole position, com Daniel Holgado, Alonso, Kelso e Ivan Ortolá como mais diretos perseguidores.

Entretanto, péssimo começo de ação na Europa para Ryusei Yamanaka e Angel Piqueras, com ambos a caírem na curva 9 co circuito algarvio.

Ao cabo das duas primeiras voltas Rueda mantinha-se na frente com 0.214s sobre Holgado, Kelso era segundo e o mais rápido de momento em pista , Joel Esteban havia ascendido a quarto.

Com o primeiro quarto de GP concluído era Rueda ainda o líder mas não conseguia escapar-se à concorrência, com esta a manter o piloto a cerca de 0.2s de distância, agora com Alonso como mais direto adversário após bater Holgado. O piloto da CFMoto Gaviota Aspar Team era aliás, de momento, o mais rápido em pista com uma volta em 1:46.985s, o único até ao momento a rodar no segundo 46.

Holgado voltou ao segundo lugar e Ortolá chegou a terceiro, com Alonso agora em quarto. Collin Veijer estava a 0.454s, com Kelso por sua vez a 0.088s do #95.

Ortolá contudo não ficou por aqui, e voltou ao ataque passando, no primeiro setor da décima volta, ao segundo lugar mas… por pouco tempo: Alonso, no setor seguinte ultrapassou os adversários e no espaço de dois setores passou de terceiro para primeiro. Rueda perdeu pela primeira vez a liderança no GP de Portugal.

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) March 24, 2024

A oito voltas do final assim estava o top dez:

A corrida estava a aproximar-se rapidamente das voltas decisivas e Alonso via cada vez mais o seu lugar em risco, ainda que liderasse com 0.179s sobre Holgado.

E assim foi: na reta da meta Alonso foi ultrapassado por Holgado e Rueda, caindo para terceiro.

Ricardo Rossi foi quem se seguiu… a não terminar a corrida. O italiano caiu na curva cinco do circuito português.

Três voltas para o final, e qualquer erro agora, por mais pequeno que fosse, podia ser determinante. Ortolá queria fazer parte da festa e subiu até ao terceiro lugar.

À entrada da última volta apenas 0.066s separavam Holgado de Rueda. Ortolá, terceiro, estava a 0.578s. Alonso era quarto e Veijer quinto.

A corrida terminaria pouco depois mas com muita emoção! Rueda quase quase chegou à frente bem perto da última reta do circuito mas Holgado defendeu-se com sucesso e garantiu a vitória por 0.044s. Ortolá ficou com o último lugar do pódio.

Ler artigo completo