David González vence ao sprint e Rafael Reis mantém liderança do GP Torres Vedras

2 meses atrás 46

O ciclista espanhol David González (Caja Rural) venceu esta sexta-feira a primeira etapa em linha do 47.º Grande Prémio de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho, diante do português César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), com Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) a manter a amarela.

Na Lourinhã, ponto final dos 171 quilómetros desde Foz do Arelho, o espanhol de 28 anos impôs-se ao sprint a Martingil e ao argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que cortaram o risco com as mesmas 04:47.26 horas do vencedor.

Após vencer o prólogo da véspera, Rafael Reis chegou integrado no pelotão, mantendo assim a camisola amarela, numa tirada que viu o tempo do primeiro classificado ser atribuído a todos os ciclistas em virtude dum percalço já perto do final. Um engano da maioria do pelotão no Vimeiro, a cerca de 15 kms da chegada, levou a que prova fosse interrompida em Ribamar e anulada a última meta volante do dia precisamente nessa localidade. Depois do reatamento, o colégio de comissários achou por bem concluir a corrida sem atribuir bonificações e dar o tempo do vencedor a todos os outros ciclistas.

 Foi logo aos dois quilómetros que Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua),  Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Bruno Lopes (Porminho Sub-23), Juan Patino (Portos Windmob Sub-23) e Nate Hadden (Ara|Skip Capital) encetaram a primeira e única fuga do dia que atingiu mais de seis minutos - à qual se juntou Clément Leboetz (Équipe de France Militaire de Cyclisme) ao km 42 - sendo no entanto anulada a cerca de 30 quilómetros da meta.

Depois da interrupação, nos derradeiros 10 quilómetros da etapa, o pelotão rolou compacto com a chegada a decidir-se ao sprint, com David González a destacar-se na reta da meta.

Já na geral, Reis manteve as diferenças para os diretos perseguidores com Orluis Aular (Caja Rural) a somar mais quatro segundos e o seu companheiro de equipa Julius Johansen mais onze segundos, respetivamente, segundo e terceiro classificados.

No sábado, a segunda etapa, com partida em Silveira, é propícia a ataques, com os últimos 50 dos 170,2 quilómetros da tirada a serem disputados num circuito em Torres Vedras que inclui as subidas do Varatojo e da serra da Vila.

Ler artigo completo