De Belgorod à ONU? Eis o que se sabe sobre queda do avião (e as imagens)

7 meses atrás 82

A manhã desta quarta-feira ficou marcada pela queda de um avião militar na região russa de Belgorod. Rapidamente as redes sociais encheram-se de imagens da queda do avião, que deixou uma larga nuvem de fumo.

"Todos os ocupantes morreram", segundo o que Moscovo adiantou logo nas primeiras horas. A informação foi confirmada, esta tarde, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, que quer levar o assunto até ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), já esta quarta-feira.

Mas o que se passou entre Belgorod e a conferência de Lavrov na ONU?

Quem ia a bordo?

O ministério da Defesa da Rússia disse que a aeronave militar transportava 74 pessoas, entre as quais 65 prisioneiros de guerra que estavam a ser transportados para uma troca - troca esta que Kyiv já confirmou que estava agendada para hoje. 

"Seis membros da tripulação, 65 militares ucranianos e três militares russos", detalharam os responsáveis, informação corroborada por Lavrov.

Como se despenhou o avião?

As versões são contraditórias, mas Moscovo acusa Kyiv de ter abatido a aeronave, defendendo que um radar russo detetou dois mísseis lançados de Kharkiv. Antes disto, chegou-se mesmo a falar de três mísseis, com o antigo general Andrei Kartapolov a dizer que mísseis produzidos pelo Ocidente (Patriots ou IRIS-T) pelo Ocidente eram os responsáveis pela situação.

Já uma fonte militar ucraniana começou por dizer que o avião em causa transportava mísseis para os os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia. A Ucrânia remeteu comentários sobre a situação "para mais tarde", e, entretanto, os serviços secretos militares já disseram que não tinham ainda "informações fiáveis e completas sobre quem estava exatamente a bordo do avião e quantos eram.

Em Nova Iorque...

Sergei Lavrov, deu durante a tarde uma conferência de imprensa, durante a qual descreveu a situação como "um ataque terrorista". "Em vez da troca, o lado ucraniano lançou um míssil de Kharkiv e foi um ataque fatal", sublinhou.

Lavrov anunciou ainda que pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança para as 15h locais, 20h em Portugal continental, e sublinhou que esperava que França, que exerce agora a presidência deste conselho, permitisse a situação.

A queda

BREAKING: Ukrainian Armed Forces sources confirm the shooting down of a Russian IL-76 military plane transporting S-300 missiles over Belgorod region in Russia.
The rumor of Ukrainian POWs being on board the plane is FALSE. pic.twitter.com/2GtszJYI8v

— Igor Sushko (@igorsushko) January 24, 2024

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Queda de avião militar? "A partir daqui, a situação só vai piorar"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo