De Hawking a Clinton. O que contam as denunciantes de Epstein?

8 meses atrás 80

Ao longo dos anos, dezenas de mulheres acusaram Jeffrey Epstein de abuso sexual, colocando ‘à mistura’ nomes já conhecidos – e também ligados ao magnata.

Os documentos que fazem parte de uma ação judicial contra a ex-namorada de Epstein, que terá ajudado a ‘trilhar’ caminho até às vítimas, revelam alguns dos testemunhos das denunciantes.

A menção de um nome nos documentos não implica, no entanto, culpa, uma vez que existem desde e-mails a declarações de vítimas e testemunhas. A identidade de menores de idade ou de quem não prestou declarações públicas vai permanecer oculta.

É o caso de Johanna Sjoberg, que, para além de falar dos encontros em que Epstein esteve presente, chama também outros nomes para cima da mesa – como o do Príncipe André, filho da Rainha Isabel II.

Segundo o que esta mulher conta, o príncipe terá colocado a mão no seu peito enquanto esta tirava uma fotografia com ele, na casa de Epstein em Manhattan, na cidade norte-americana de Nova Iorque. Na fotografia aparecia também a ex-namorada do magnata, Ghislaine Maxwell. Este caso já tinha sido noticiado pelos média, e o príncipe negou a situação.

O Clinton gosta delas novasSjoberg terá sido contratada como assistente e terá sido coagida sexualmente entre 2001 e 2006. A mulher testemunhou também que esteve com David Copperfield, num jantar em que se lembra de ver presente uma rapariga que parecia muito jovem.

Sjoberg explicou que o ilusionista lhe perguntou se ela sabia “que havia raparigas que estavam a ser pagas para encontrar outras jovens”, referindo-se a este recrutamento como “terapias de massagem”.

Quanto ao ex-presidente Bill Clinton, um dos nomes também envolvidos nesta lista, Sjoberg referiu que nunca o conheceu, mas que ele lhe foi mencionado. “O Clinton gosta delas novas”, disse Epstein. O antigo líder norte-americano negou quaisquer envolvimentos neste caso criminal, nunca tendo sido acusado por outra das denunciantes, Virginia Giuffre – responsável pela ação judicial cujas partes foram agora conhecidas.

Notícias ao MinutoTestemunho© United States District Court  

Giuffre e Sjober chegaram a estar juntas, com a última a contar um incidente em 2001. Segundo a mesma, as duas, Epstein e outras jovens partiram de Palm Beach, na Florida, com destino a Nova Iorque. Devido às condições meteorológicas tiveram de aterrar em Atlantic City, e foram para um dos casinos de Donald Trump. Sjoberg foi questionada sobre se tinha idade para entrar, dado que Giuffre era menor.

“Eu não sabia nada sobre que idade é que se tinha de ter para jogar legalmente. Só sabia que ela não podia entrar por causa de uma questão com o cartão de identificação, então nem ela nem eu apostámos”, contou.

Já Giuffre acusou não só Epstein, como também Jean-Luc Brunel, um modelo francês que se suicidou em 2022 enquanto esperava na prisão pela sua condenação por violação de menores. Segundo Giuffre, Maxwell tê-la-á enviado para vários lugares para que esta tivesse relações sexuais com o modelo.

Notícias ao MinutoTestemunho© United States District Court  

Brunel explorava raparigas menores de idade prometendo-lhes trabalhos na área da moda e depois as levava para os Estados Unidos para “as entregar aos seus amigos, especialmente a Epstein”, lê-se no documento.

Podes recompensar qualquer amigo, conhecido ou familiar da Virginia

Um e-mail de Epstein para Maxwell mostrou ainda o magnata entusiasmado por arranjar uma recompensa a qualquer um dos amigos de Giuffre que conseguisse contrapor as acusações da mês, depois de esta ter feito uma queixa em 2015.

“Podes recompensar qualquer amigo, conhecido ou familiar da Virginia que se chegue à frente e a ajude a provar que as alegações desta são falsas”, escreveu.

No e-mail para a ex-namorada, lia-se ainda, de acordo com o documento. “A mais forte [das acusações] é o jantar com o Clinton e a nova versão nas Ilhas Virgens na qual Stephen Hawking terá participado numa orgia com menores”. O e-mail foi enviado a 12 de janeiro de 2015.

Notícias ao MinutoE-mail de Jeffrey Epstein© United States District Court  

Leia Também: Lista de Epstein. O que são estas quase mil páginas (e porque importam?)

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo