De La Fuente: «As duas melhores equipas do torneio estão na final»

2 meses atrás 82

É já no próximo domingo, dia 14 de julho, que se realiza a tão esperada final do Campeonato da Europa de 2024. Espanha e Inglaterra discutem no Olympiastadion, em Munique, o patch de campeão europeu que lhes ocupará parte da camisola durante (pelo menos) os próximos quatro anos. Luis De La Fuente, selecionador de La Roja, deslocou-se à sala de conferências de imprensa para fazer a antevisão ao encontro.

Sentimento: «Estou feliz, só guardo as coisas boas e os momentos fantásticos que vivemos. Chegar à final do Campeonato da Europa é um dos maiores marcos que podemos alcançar.»

O que vai pedir aos jogadores: «Estamos entusiasmados e amanhã é uma final, muito complicada e difícil, porque vêm aí as duas melhores equipas do torneio. Vai ser um jogo muito equilibrado. Em jogos tão renhidos, são os pormenores que decidem. Quem cometer menos erros será o vencedor. A equipa está bem, totalmente recuperada. Amanhã é o dia em que menos lhes vou pedir, porque vejo o seu espírito e sei que vão dar tudo por tudo. Só lhes vou pedir que desfrutem de tudo o que fizeram para chegar à final.»

Espanha a ser Espanha: «Se formos a Espanha, teremos uma oportunidade. Mas vamos tentar jogar ao ataque. Vamos tentar jogar com os nossos pontos fortes. Agora, vamos ver se conseguimos. Com os jogadores que temos, é essa a nossa ideia, que é tentar entrar na área adversária. Vamos manter-nos fiéis à nossa ideia, porque foi isso que nos levou à final. É esse o caminho a seguir, e a minha função é convencer os jogadores.»

Garantias: «Os nossos jogadores são vencedores, campeões com as suas equipas e têm a oportunidade de colocar a Espanha no topo.»

Geração: «É uma das melhores, mas não quero compará-la às equipas lendárias de Espanha, como as do ciclo 2008-2012. Mas o futuro desta equipa é maravilhoso, assim como o seu presente. Estamos a um nível competitivo que nos deixa muito perto da vitória.»

Lamine e Nico: «O que nos torna fortes é a equipa. Os jovens alimentam-se da experiência dos veteranos e os veteranos alimentam-se da alegria dos jovens. É esse o nosso segredo.»

Ler artigo completo